Soldado mais velho do Exército Brasileiro chegou aos 113 anos
O país já teve um soldado de 113 anos que, quando jovem, lutou na Guerra do Paraguai. Anísio Manoel de Souza foi um escravizado que, aos quinze anos de idade, conseguiu se alistar no exército. Era o ano de 1.837. Anísio realizou alguns feitos heroicos, dignos de reconhecimentos militares. Depois do conflito contra os paraguaios, foi promovido a cabo, uma patente mais alta no exército.
Não aceitou a aposentadoria.
Essa seria uma história relativamente comum. Nada de especial de um jovenzinho negro alistar-se no Exército em qualquer tempo. O incrível na trajetória de Anisio é que ele recusou se aposentar, ficando no exército até o ano de 1.935. Nesse mesmo ano, ele veio a falecer, aos 113 anos, consolidando uma carreira brilhante, ainda que não reconhecida por seus pares e pelos livros de história.
Gaúcho da Guerra dos Farrapos.
Nascido em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, Anísio começou sua longa carreira militar se alistando nas tropas de Bento Gonçalves durante a Guerra dos Farrapos. Com o "Tratado do Poncho Verde" , que pôs fim à essa carnificina, Anísio ganhou sua alforria. Pouco se sabe sobre sua vida no intervalo de tempo entre o fim da Guerra dos Farrapos e o inicio da Guerra do Paraguai. Faleceu sentado em uma cadeira, olhando para uma porta. Era ainda lucido. A causa da morte foi uma parada cardíaca.