ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  31    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

Superidosos, um raro grupo que nos ensina a viver bem

Mário Sérgio Lorenzetto | 07/08/2023 07:50
Superidosos, um raro grupo que nos ensina a viver bem
Ainda que o envelhecimento afete a todo mundo, seus danos aparecem mais lentamente em algumas pessoas. Esta evidência levou milhares de cientistas a estudar as diferenças entre esse grupo raro de pessoas e as comuns. Superidosos são aqueles que ultrapassaram a faixa dos 80 anos e mantém saúde, especialmente mental, de 60 ou menos.


Superidosos, um raro grupo que nos ensina a viver bem
Superidosos e super neurônios.

Há duas pesquisas atuais que estão centrando esses estudos. A primeira, publicado nesta semana na revista científica "Lancet", mostra que os superidosos, além de ter melhor memória, se movem mais rapidamente e tem melhor saúde mental no geral. O motivo provável é que uma parte de seus cérebros se deteriora mais lentamente. Eles têm um córtex cerebral mais grosso e mais resistente à atrofia. Outra pesquisa mostra que superidosos tem super neurônios.


Superidosos, um raro grupo que nos ensina a viver bem
Regeneração cerebral.

Temos cerca de 10 trilhões de neurônios e até há poucos anos a ciência acreditava que nenhum deles tinha capacidade regenerativa. Nada mais falso. Há nichos de neurônios que regeneram e, por isso, são chamados de super neurônios. Eles estão presentes em superidosos. Observe que córtex mais grosso e ter super neurônios não integram uma base onde, por enquanto, possamos produzir mudanças.


Superidosos, um raro grupo que nos ensina a viver bem
Estilo de vida.

Interagir com amigos e parentes, participar de entidades como voluntários, estudar todos os dias.... o receituário para termos um cérebro plenamente saudável é bem conhecido. A novidade é a irrigação cerebral. Novos estudos mostram que só cérebros bem irrigados podem ter boa saúde. Isto significa que os cuidados com o sistema cardiovascular é essencial. O maior ensinamento dos superidosos é viver bem em sociedade. Boa alimentação, exercícios.... a ciência consegue explicar 66% das variáveis que podem nos tornar superidosos. Não tem ideia dos 34% restantes.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias