Terrível: o câncer é um golpe de Estado de tuas próprias células
Nos últimos trinta anos houve um grande avanço nos diversos tratamentos de câncer. Mas ainda há muitos mistérios a serem desvendados. Em verdade, câncer é uma palavra que significa dezenas de doenças, que quase nada tem em comum. Há outra verdade que vem sendo escondida: todos temos câncer diariamente, mas nossos sistemas de defesa destroem essas células rebeldes.
O que falta fazer?
Muito. A ciência ainda tem de dar passos gigantescos para entender esses tumores. Falta conhecer os mecanismos de resistência aos tratamentos que vem sendo empregados. Conhecer também os motivos deles em vários tratamentos, muito bem desenhados, algumas pessoas saem curadas e outras não. Não há uma eficácia homogênea como nos tratamentos da imensa maioria das enfermidades. E há problemas bem básicos. O primeiro, e mais importante, é a falta de detecção da existência de tumores. Está muito distante o dia em que teremos um sistema de saúde que garanta a detecção precoce de tumores.
Dando um golpe de Estado.
O câncer é um dos maiores mistérios da medicina porque é uma revolução de teu próprio organismo. É um golpe de Estado de tuas próprias células. Teu próprio DNA, tuas próprias células, se voltam contra você inexplicavelmente. Elas sempre te ajudaram, principalmente a reparar um tecido estragado e, sem motivo aparente, se voltam contra você. E dão esse golpe de uma maneira muito bem preparada. Se o câncer fosse simplesmente uma proliferação desordenada de células, como muitos insistem em dizer, nunca mataria e as cirurgias curariam quase todos os tumores. Mas não é o que ocorre. Essas células rebeldes tem uma enorme capacidade de enganar o teu sistema de defesa. E, algumas, vão além. São capazes de viver em ambientes que são inóspito para elas. Elas têm um forte instinto de sobrevivência muito bem planejado.