ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Tomar café aumenta o LDL, o colesterol malévolo?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 14/10/2023 09:51
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No tempo em que o corpo humano está colocado acima de todas as coisas e as a academias se tornaram os novos templos de culto, pipocam notícias como a de que tomar café aumenta o LDL, o colesterol tido como ruim. A resposta a essa indagação não é simples. O primeiro impulso é responder afirmando que até onde sei, essa bebida não sai do ubre das vacas e nem das costelas dos porcos. É vegetal. Nenhum alimento vegetal aporta colesterol. Mas essa é apenas uma parte da questão.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

500 reações químicas.

A ciência ainda engatinha no para entender devidamente o fígado. Nele, ocorrem mais de 500 reações químicas, muitas delas interconectadas. Talvez, junto com o cérebro, é a área do corpo humano com mais mistérios a resolver. E é no fígado que está a resposta real à questão da influência do café nas taxas de colesterol. A verdade é que a dieta não é o bicho papão do colesterol, o que importa mais é aquilo que o fígado sintetiza. Traduzindo: você pode comer uma costela de porco e não ver a elevação do colesterol. Ou o inverso. Depende de como teu fígado sintetizará as moléculas da costela de porco. Pode parecer maluco, mas essa é a resposta correta. Como você não conhece as reações químicas do teu fígado, é melhor não abusar, e comer pouquíssimas costelas de porco.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Harvard lembra os óleos do café.

Ainda não há escola de medicina preventiva melhor que a "Harvard Medical School". Os chineses estão se aproximando na conquista da excelência nessa área, mas ainda não se igualaram. Essa escola lembra que há óleos no café e diz que a extração influencia na taxa de colesterol: "o café não filtrado, como o expresso ou de cafeteira de pressão, contém compostos que podem elevar o colesterol LDL (conhecido como "ruim")". Harvard também esclarece que: "o efeito é provavelmente trivial comparado com o resto da dieta, especialmente se não beber mais de duas xícaras por dia".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A pesquisa alemã com 9.000 pessoas.

Os alemães levaram a sério a relação do café com o colesterol ruim. Em Hamburgo, fizeram uma pesquisa com 9.000 pessoas. Analisaram o colesterol, a pressão sanguínea e o eletrocardiograma dos bebedores de café. A conclusão é inédita e inesperada. Essa pesquisa demonstrou que o café é "neutro". Perceberam que o colesterol efetivamente aumenta nos consumidores de café. Mas também observaram que o café nada significa para a pressão arterial e nem no eletrocardiograma. O café, diz a pesquisa, não está associado a enfermidades cardiovasculares ou problemas do coração. Sugerem que o café contém substâncias que anulam seus prováveis efeitos deletérios - é neutro.

Nos siga no Google Notícias