Vai e volta de células-tronco fazem aparecer cabelos branco
O que nos deixa com cabelos brancos? Os cientistas estão descobrindo novos mecanismos que fazem aparecer - e desaparecer - cabelos e pelos brancos, um dos primeiros sinais do envelhecimento. Precisamos primeiro entender o que são as melaninas. Ao contrário do que muitos pensam, melanina não é uma molécula única, mas sim um grupo de moléculas que produzimos para colorir cabelos, pelos e a pele.
As cores da melanina.
Feomelaninas possuem cor amarelada ou avermelhada, enquanto as eumelaninas possuem coloração castanha ou preta. A combinação de diferentes proporções e tipos destas melaninas nos cabelos nos dá as cores distintas que aparecem em cima de nossas cabeças. E essa mistura de melaninas é determinada por nada menos de 11 genes que ainda não entendemos bem.
Perdendo a capacidade de incorporar as melaninas.
Ainda não está totalmente desvendado o mecanismo que nos faz perder a capacidade de incorporar as melaninas. É essa perda de capacidade que nos trás os cabelos brancos. Mas os cientistas já sabem que ocorre um processo super estranho: o vai e volta de células-tronco que geram os melanócitos, as células que produzem as melaninas. Esse movimento de vai e volta de células-tronco parece que só ocorre nos cabelos.
Produz e para de produzir. A reversibilidade.
Um trabalho científico muito recente mostrou que as células-tronco de melanócitos agem como nenhuma outra. Elas são capazes de se tornar produtoras de melanina (portanto melanócitos) e, depois, virar novamente célula-tronco. Repetindo indefinidamente esse processo até algum momento da vida adulta - velhice. Ainda não sabem controlar esta ida e volta das células-tronco de melanócitos, mas está bem claro que o aparecimento de cabelos brancos em humanos é pelo menos parcialmente reversível. Há dois anos, outro grupo de cientistas documentou vários casos de cabelos brancos que readquiriram sua cor à medida que cresciam.