ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Finanças & Investimentos

Aprenda a economizar (semdeixar de comprar) no supermercado

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 11/12/2015 08:30

Em períodos de inflação crescente é muito comum as pessoas notarem a queda do poder aquisitivo ao realizar as tão necessárias compras de supermercado. O que fazer para evitar gastos desnecessários e economizar mais nas compras de supermercado? Será que somente reduzir o volume comprado e o tamanho da conta é a melhor solução? O que se prova na prática é que algumas regras simples de organização podem proporcionar uma economia de 20-30% dos gastos mensais nas compras de supermercado.

Antes de ir ao supermercado, você deve traçar algumas estratégias importantes para evitar alguns gastos desnecessários que serão relacionadas abaixo. É essencial que você elabore o seu controle financeiro familiar, afinal através dele será possível ver o quanto você poderá gastar todo mês em despesas de supermercado. Por isso, respeite este limite imposto pelo seu orçamento familiar a fim de evitar dívidas nas compras.

Dica 1: Organize o cardápio semanal: Para algumas pessoas isso pode ser um pouco chato, mas organizar o cardápio semanal é fundamental para evitar desperdícios em compras com itens que poderão estragar se não forem consumidos logo.Por isso, planeje os pratos da semana e com base nestas informações você será capaz de elaborar uma lista de compras enxuta.

Dica 2: Elabore uma lista de compras: Elabore a lista de compras com base no cardápio que montou para a semana. Cuidado com a armadilha de fazer compras sem a lista pronta.Isso também é fundamental, pois muitos dos que elaboram a famosa “lista mental” chegam no supermercado e pegam tudo o que aparece pela frente sem ao menos se lembrarem se realmente precisam dos itens que estão pegando.

Dica 3: Vá ao supermercado sem fome e sem hora marcada: Ir ao supermercado com fome é outra grande armadilha; você certamente trará itens que não estavam em sua lista original (e isso para aplacar a fome). É comum pelo menos trazer algo salgado para comer na volta para casa.Outro ponto negativo é que sair com fome e com hora marcada poderá atrapalhar na hora de pesquisar pelos produtos mais baratos que costumam ficar mais escondidos para favorecer as compras dos itens mais caros e mais populares.

Dica 4: Pesquise os preços dos produtos: É comum na correria simplesmente pegarmos os produtos que estão em destaque, sem pesquisar muito. É fundamental que conheça e experimente os produtos concorrentes, pois comprá-los pode ser vantajoso (o famoso custo-benefício). Por isso, procure sempre pesquisar os preços.Outro ponto importante é a localização destes produtos.

Você provavelmente verá que será mais fácil achar o produto que o supermercado deseja promover – este estará sempre bem na sua frente.Neste caso, continue procurando as marcas dos concorrentes para também comparar os preços e você verá que será um pouco mais difícil, porque muitos deles ficam mais escondidos. Continue pesquisando e avalie qual produto possui melhor custo-benefício.

Dica 5: Evite levar as crianças para o supermercado: Levar as crianças ao supermercado pode ser uma grande armadilha se você é o tipo de pessoa que não sabe dizer “Não” para os baixinhos e traz tudo o que pedem, por isso avalie bem se levará as crianças com você. Se você achar que não conseguirá dizer “Não” para eles dentro do supermercado, busque deixá-los com seu cônjuge em casa; se vocês forem todos juntos ao supermercado, combine com o seu cônjuge para que ajude na tarefa de dizer “Não” para os baixinhos e comprar somente o necessário. Se você conseguir se organizar para cumprir estas tarefas, certamente obterá uma boa economia nas despesas de supermercado no final do mês. Você tem mais alguma dica para melhorarmos esta lista? Deixe seus comentários no espaço abaixo. Obrigada e até breve!

Fonte: CristianeGouget \dinheirama.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começara operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen, criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias