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Manoel Afonso

Políticos X Internet

Manoel Afonso | 13/07/2013 13:15

DESEMBARQUE - Apesar do discurso aparentemente caipira na entrega do ‘DEM’ ao Mandetta, Zé Teixeira começou a trocar de ‘farda eleitoral’. Suas bandeiras (Dourados e o agronegócio) interessam ao PMDB, Delcídio e ao próprio Azambuja.

ALTERNATIVA - Mandetta discursava ao seu estilo macio no evento do ‘DEM’; um observador lembrava que após ele perder a chance de disputar a prefeitura da capital, poderia ser um bom candidato ao senado na chapa de Azambuja.

INCONFORMADO - Geraldo Resende diz que o governo é de André e não do PMDB, que Dourados não foi prestigiado com cargos, à exceção de José C. Barbosa na Sanesul. Defende a reaglutinação com PSDB, DEM e outros antigos aliados.

PROBLEMA - Pode não ser fácil contornar essa insatisfação com chances de se alastrar pela ‘Grande Dourados’. Apagar esse incêndio exigirá habilidade e demonstração clara da direção do partido de que está aberto a amplas conversações na base.

RECONCILIAÇÃO - Lembra das rusgas entre Ivan Louzada e Chico Maia? Ambos já tomaram o café amigo e Ivan diz: “O PTB tem 1 minuto na TV. - o Chico está fortalecido, pode ser um bom candidato a vice ou mesmo ao senado”.

SINAIS É - preciso interpretá-los na atual conjuntura, onde as redes sociais influenciam as ruas e devem chegar às urnas, dependendo do universo abrangente. Essa disputa de 2014 pode repetir aquele fenômeno das redes sociais que elegeu Obama.

PARÂMETROS - Brasil não é ‘States’; nem por isso deve-se desprezar o sentimento de indignação com o poder público. Aliás, Ronald Reagan disse que “o contribuinte é o único cidadão que trabalha para o governo sem precisar prestar concurso.”

PETER GIANGRECO - ‘cap’ do marketing de Obama: “pássaros iguais costumam voar juntos. As cidades misturadas, mas alguns padrões seus ainda podem ser avaliadas. Gente do mesmo bairro costuma ter os mesmos hábitos de consumo e ideologia”

OS DESEJOS - do eleitor coincidem com seu perfil. É a tampa da panela. As pesquisas identificam os diferentes grupos de eleitores. Também se você aferir as manifestações diárias na internet descobrirá o perfil e o grupo do seu autor (eleitor?)

PERGUNTA-SE - Embora estejamos distantes do pleito é possível uma pré-avaliação da força das redes sociais em confronto com os antigos métodos de conquista eleitoral em MS? A influência da internet ficaria restrita apenas aos grandes centros?

RECOMENDA-SE - portanto aos marqueteiros de plantão sondagem sobre a influência atual dos agentes políticos locais na escolha do eleitor. Quanto menor o poder deles, maior espaço terá perdido para as redes sociais e afins.

NESTE CASO a conclusão seria inevitável: pelo menos parte apreciável dos eleitores manteria distanciamento dos agentes (representantes) para votar com base na visão pessoal do cenário político e consequentemente das suas aspirações.

O LEITOR - poderia questionar: mas como ficaria o poder de fogo do vereador, prefeito, deputado e outros? Deixariam de ser cabos eleitorais? Não! Dependeria dos desejos do eleitor e sua capacidade de analisar o quadro, personagens e necessidades.

SEM ILUSÕES - As lideranças já acordaram para a nova realidade. As pesquisas mostram: para 82% os partidos são corruptos. E como reverter esse conceito a curto prazo diante dos escândalos diários envolvendo políticos e governantes?

SAIAS JUSTAS - O próprio PT foi desmascarado – não só pelo mensalão e cia, mas por conviver com grupos políticos que praticam a corrupção. Dilma – a exemplo de Lula – fala uma coisa e faz outra. O povo de um modo geral faz essa leitura.

LEITURA - Todas as noites aquele eleitor (sem internet) sentado no sofá após um dia de trabalho, recebe uma chuva de notícias ruins da classe política. É ali que vai formando sua conscientização. Um passo para ir às ruas e pedir mudanças.

RIDÍCULAS - O Governo do PT sentiu o golpe da queda de Dilma nas pesquisas após aquelas primeiras manifestações espontâneas. Daí arregimentou seus sindicatos e Cia para ir às ruas. Mas o povo esperto apenas ficou olhando, não participou.

INCOERENTE Foi preciso que a mídia denunciasse para que o ‘glorioso’ Ministério Público Estadual, abrisse mão (temporariamente) dos gastos com o café. Tal qual na Câmara Municipal, falta postura compatível com o discurso moralista.

VEJA BEM Apesar da mídia atenta os escândalos não param em todos os níveis. Aí eu pergunto: imagine então como ficaria a situação com a mídia censurada como quer o PT? Sem liberdade de imprensa a coisa ficaria do jeito que o diabo gosta.

A IMPRENSA - mentiu sobre o estado da saúde, educação – comparando com os gastos da Copa? Aliás, a culpa deve ser creditada também aos congressistas – de todos os partidos – que votaram com o Governo. Irresponsáveis iguais ao Lula.

O DESAFIO - Será que o Governo resolverá todos os nossos males da saúde até a Copa? Essa importação de médicos é uma piada. Onde estão os hospitais equipados e os medicamentos? A Copa será o bumerangue contra o Planalto. Aguarde!

OS NÚMEROS - da economia preocupam: há risco de inflação com recessão, o pessoal endividado e juros altos. Devido aos impostos a indústria perdeu a competitividade para os importados. Indaga-se: qual o próximo coelho da cartola de Dilma?

“Ninguém sabe quem apoiará Dilma em 2014.” (Rui Falcão – presidente do PT)

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