ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 22º

Momento Saúde Bucal

Por que os dentes ficam amarelos?

Por Marco Polo Siebra (*) | 23/05/2024 11:33

O amarelamento dos dentes é uma preocupação estética comum tanto para os pacientes quanto para os profissionais da área. Vários fatores podem contribuir para essa mudança de cor, que pode ser categorizada em causas extrínsecas e intrínsecas.

Causas Extrínsecas

São aquelas relacionadas a fatores externos que afetam a superfície do dente. Que incluem:

Alimentos e bebidas: Café, chá, vinho tinto, e certos alimentos com corantes fortes podem manchar os dentes.

Tabaco: Tanto o fumo quanto o uso de produtos derivados do tabaco podem causar manchas significativas nos dentes.

Higiene bucal inadequada: A falta de uma rotina adequada de escovação, uso de fio dental e raspador de língua, pode permitir a formação de placa bacteriana e tártaro, contribuindo para o amarelamento dos dentes.

Causas Intrínsecas

Estão relacionadas a fatores internos que afetam a estrutura e composição do dente, que incluem:

Envelhecimento: Com o passar do tempo, o esmalte dental se desgasta, tornando-se mais fino e permitindo que a dentina, naturalmente mais amarela, se torne mais visível.

Traumas: Impactos ou lesões nos dentes podem causar alterações de cor, pois o dente pode reagir ao trauma aumentando a produção de dentina.

Medicamentos: Certos medicamentos, como tetraciclina e doxiciclina, podem causar descoloração se tomados durante a formação dos dentes. Tratamentos de quimioterapia e radiação na cabeça e pescoço também podem afetar a cor dos dentes.

Fluorose: A exposição excessiva ao flúor durante a formação dos dentes pode levar ao desenvolvimento de manchas.

Genética: A espessura e a suavidade do esmalte, bem como a cor da dentina, podem variar de pessoa para pessoa, influenciando a cor dos dentes.

Abordagens para Tratamento e Prevenção

Higiene bucal: Manter uma rotina rigorosa de higiene bucal, incluindo escovação, uso de fio dental e raspador de língua, ajuda a prevenir o amarelamento dos dentes.

Limpeza profissional: Visitas regulares ao dentista para limpezas profissionais podem remover manchas extrínsecas e tártaro.

Opções de clareamento: Existem várias opções de clareamento dental, desde métodos caseiros até procedimentos profissionais realizados em consultório.

Facetas ou lentes de contato dentais: Para casos de descoloração intrínseca severa, as lentes de contato dentais ou facetas podem ser uma opção para melhorar a estética.

Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais informações, estou à disposição para ajudar! Me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Um forte abraço até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias