ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Casarão na Alagoas será derrubado para dar lugar a prédio com 48 apartamentos

A uma quadra da Avenida Afonso Pena, condomínio de alto padrão terá três unidades por andar

Por Kamila Alcântara | 06/04/2025 16:40
Casarão na Alagoas será derrubado para dar lugar a prédio com 48 apartamentos
Cruzamento entre as ruas Alagoas e General Odorico Quadros, onde será construído o condomínio (Foto: Reprodução Google Street View)

Mais uma audiência pública para apresentação de EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) foi agendada pela Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) de Campo Grande. Desta vez, a pauta será a construção de um condomínio "classe A" na Rua Alagoas, a uma quadra da Avenida Afonso Pena. A reunião está marcada para o dia 27 de maio e a construtora responsável é a Plaenge.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Planurb de Campo Grande agendou uma audiência pública para discutir a construção de um condomínio de alto padrão na Rua Alagoas, próximo à Avenida Afonso Pena. O projeto, da construtora Plaenge, prevê a demolição de um casarão para dar lugar a um edifício de 16 andares com 48 apartamentos, destinados a classes A e B. O prédio terá 60 metros de altura e medidas ambientais rigorosas, como descarte adequado de entulho e contenção hídrica. A obra deve começar em janeiro de 2027 e terminar em junho de 2029. A audiência ocorrerá em 27 de maio, e sugestões podem ser enviadas até 5 de maio.

Para viabilizar o empreendimento, será demolido um casarão localizado na esquina com a Rua General Odorico Quadros. O terreno, com mais de 2 mil m², dará lugar a um edifício de 16 andares, com três apartamentos por pavimento, totalizando 48 unidades habitacionais. A estimativa é que o prédio abrigue 155 moradores.

Conforme o estudo elaborado pela Madeira & Madeira Arquitetura e Engenharia, a área média dos apartamentos será de 150 m², com três opções de planta. Uma delas terá suíte master e duas suítes comuns; outra repete essa configuração, mas com a adição de adega; e a terceira conta com hall privativo.

“A população que será atraída pelo empreendimento pertence às classes econômicas A e B, com média salarial superior a R$ 15 mil. São pessoas que optam por apartamentos em razão da segurança, infraestrutura de lazer, localização privilegiada – próxima à universidade, shopping center e outros serviços”, justificou a construtora no estudo.

O prédio terá cerca de 60 metros de altura. Entre as exigências ambientais, está a proibição do descarte de entulho ou solo sem compactação adequada, para evitar obstruções no sistema de drenagem, erosão ou assoreamento.

Como medidas para mitigar os impactos da obra, estão previstas a construção de caixas de contenção hídrica, interligação com a rede de esgoto e reforço na sinalização de trânsito na região.

A previsão é que a obra comece em janeiro de 2027 e seja concluída em junho de 2029. A audiência pública será realizada no dia 27 de maio, às 18h, na sede da Planurb, na Rua Hélio de Castro Maia, 279, Jardim Paulista. Sugestões sobre o projeto podem ser enviadas de 8 de abril a 5 de maio. O EIV está disponível para consulta online aqui.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias