ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Justiça determina cumprimento de reintegração de posse do "Novo Carandiru"

Ordem dada pela 6ª Vara Cível manda cumprir sentença de 2024; prédio tem 16 apartamentos

Por Silvia Frias | 02/04/2025 12:24
Justiça determina cumprimento de reintegração de posse do "Novo Carandiru"
Apartamentos no São Jorge da Lagoa começaram a ser invadidos em 2016 (Foto/Arquivo)

A Justiça em Campo Grande determinou o cumprimento da integração de posse dos apartamentos do Condomínio Nova Alvorada, na Rua Polônia, no Bairro São Jorge da Lagoa, invadidos a partir de 2016. Os 16 apartamentos do que seria o “Novo Carandiru”, devem ser desocupados imediatamente, segundo decisão da 6ª Vara Cível, ação que pode contar com uso de força policial.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Justiça de Campo Grande ordenou a reintegração de posse dos apartamentos do Condomínio Nova Alvorada, no Bairro São Jorge da Lagoa, invadidos desde 2016. A decisão, da 6ª Vara Cível, exige a desocupação imediata dos 16 apartamentos, com possibilidade de uso de força policial. A Construtora Degrau, proprietária do imóvel, já havia notificado os ocupantes para desocupação voluntária, sem sucesso. As famílias foram orientadas a atualizar cadastro na Emha. O condomínio, inacabado desde 2002, foi alvo de invasões após a falência da construtora em 2003. A decisão judicial é definitiva, sem possibilidade de recurso.

A advogada Hilda Priscila, que representa a Construtora Degrau, diz que a ordem de cumprimento se refere à sentença que transitou em julgado, ou seja, sem chance de recursos, em 2024. “Eles foram intimados para sair voluntariamente e não o fizeram”, explicou.

Segundo Hilda, as famílias que estão nos apartamentos foram catalogadas pela Prefeitura de Campo Grande para que atualizassem o cadastro na Emha (Agência Municipal de Habitação). “Isso está em trâmite desde o ano passado, já eram para ter saído de lá, agora, não tem mais como esperar”, contou. A ideia era enquadrá-los no aluguel social.

O imóvel é da Construtora Degrau, a mesma empresa que disputa na Justiça a posse do Residencial Atenas, na Mata do Jacinto, outro conjunto de apartamentos inacabado, que ficou conhecido como “Carandiru”, e foi alvo de operação policial em junho de 2023.

Histórico - O Condomínio Nova Alvorada, com área de 2.317,50 m², começou a ser construído em 1997. A partir de 2002, com a paralisação da obra, ficaram pelo caminho 16 apartamentos semiacabados, além de edícula localizada nos fundos do imóvel. Os trabalhos foram suspensos por conta das dificuldades financeiras da construtora, que chegou a decretar falência em 2003.

Na ação de reintegração de posse, protocolada pela empresa, consta que, no dia 17 de setembro de 2009, a construtora firmou contrato particular de comodato com dona de um lava a jato, hoje com 38 anos. O acordo é um “empréstimo” que não pode ser substituído e deve ser devolvido ao final. Segundo a advogada Hilda Priscila Correia Araújo, no acordo, a mulher deveria manter o lugar limpo e em ordem.

O acordo se manteve sem alterações até 24 de janeiro de 2014, quando a Construtora Degrau encaminhou notificação para a desocupação do imóvel em prazo de 30 dias. Com cancelamento do decreto de falência, em junho de 2012, a intenção era retomar o projeto.

Segundo a advogada, a mulher teria pedido prazo maior para sair do local, o que foi concedido. O tempo passou sem que nada mais fosse definido, até que, em março de 2016, o outro locatário que morava na edícula construída nos fundos do condomínio, informou à construtora que os apartamentos haviam sido invadidos. A construtora alega que a autora “transferiu a terceiros a posse que até então vinha exercendo”, ou seja, vendeu a transferência sem ter direito legal dos imóveis.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias