Endafirtinibe para o tratamento de doenças oncológicas
Vamos continuar na toada de apresentação de novos tratamentos.
Isto porque acredito muito que paciente informado, é paciente que não se deixa enganar.
O Endafirtinibe ou Erfandel (da farmacêutica Janssen) é um medicamento utilizado no tratamento de certos tipos de câncer, especialmente em pacientes com alterações genéticas específicas. Assim como outros medicamentos da classe dos inibidores de tirosina quinase, o Endafirtinibe age bloqueando proteínas que estão envolvidas no crescimento e multiplicação das células tumorais.
Especificamente, o Endafirtinibe é um inibidor dirigido ao FGFR (receptor do fator de crescimento fibroblástico), uma proteína que pode estar envolvida no crescimento descontrolado de células cancerígenas. Esse medicamento pode ser indicado para tratar cânceres com mutações no FGFR, como câncer de fígado e outros tipos de tumores sólidos com essas alterações genéticas.
Ele é considerado um tratamento direcionado, que visa atacar de forma mais específica as células tumorais que possuem essas mutações, o que pode ser mais eficaz e com menos efeitos colaterais em comparação a terapias mais tradicionais, como a quimioterapia.
Como o Endafirtinibe é uma terapia de última geração, ele ainda pode estar disponível principalmente em centros especializados ou como parte de ensaios clínicos. Para detalhes sobre o medicamento, é sempre importante buscar orientação com um médico especializado
O medicamento possui registro na ANVISA, mas não faz parte do Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas do SUS e tampouco é fornecido pelos planos de saúde.
Seu valor também é de alto custo: cerca de R$ 30 a 50.000,00 por mês. E sobre isso, vocês já sabem, não é: não aceite a negativa do plano ou do SUS. Procure um defensor público ou um advogado especialista, para que seu direito à VIDA seja plenamente garantido.
Por hoje é só. Vivamos a esperança trazida por essa tecnologia inovadora.
Fiquem sob a proteção de DEUS. Até a próxima.
(*) Anaísa Banhara - Líder e idealizadora da Comunidade “Tudo para Raros”, Anaísa Maria Gimenes Banhara dos Santos, 34 anos, é advogada e proprietária do escritório Banhara Advocacia em Campo Grande, MS, especializado em demandas de saúde contra planos de saúde e o SUS. Com inscrição na OAB/MS e suplementares na OAB/DF e OAB/SP, é especialista em acesso à saúde e pioneira em tutelas de urgência para medicamentos de alto custo como Voxzogo e Zolgensma. Atua também na concessão de tratamentos oncológicos avançados e é ativista na causa. Membro de diversas comissões da OAB e ABA, é palestrante, colunista, professora universitária e foi assessora jurídica no Ministério Público Estadual por mais de dez anos. Graduada em Direito pela UCDB, possui MBA em Direito da Saúde e Compliance Hospitalar. Fluente em português, inglês e espanhol, domina o pacote Office e Internet.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.