A Cassems e seu modelo de autogestão são nosso motivo de orgulho
A direção da Fetems (e seus 74 sindicatos filiados) repudiam profundamente a investida contra a Cassems feita pelo deputado estadual João Henrique Catan.
Esse deputado, para nós servidores estaduais, seria mais um daqueles ilustres desconhecidos, salvo se não fossem dois fatos:
a) Ele é aquele deputado que teve a ‘brilhante ideia’ de aparecer numa sessão telepresencial da Assembleia Legislativa disparando tiros com uma pistola em um stand de tiro.
b) É neto do ex-governador Marcelo Miranda Soares. Isso mesmo, aquele governador que nós servidores expulsamos da Governadoria ao final do ano de 1990, por atraso de pagamento de mais de 04 folhas salariais.
A investida do ilustre deputado contra a Cassems é uma mera repetição do que já havia tentado fazer o ex-deputado estadual Rafael Tavares (aquele que foi cassado pelo TRE/MS e TSE).
A limitação intelectual e cegueira deliberada de João Henrique Catan não lhe permite reconhecer que a Cassems é um plano de saúde no modelo de autogestão, ou seja: nós os servidores públicos (por sua representação sindical) dirigimos, administramos e fiscalizamos a execução do nosso plano de saúde, também sob a fiscalização da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
A mesma cegueira deliberada o impede de reconhecer que a Cassems é o maior, mais amplo e melhor plano de saúde no Estado de Mato Grosso do Sul.
Essa mesma Cassems foi fundamental para o enfrentamento da pandemia da covid entre nós servidores e milhares de dependentes (desafogando a rede pública de saúde para o atendimento da população desassistida de plano privado), que os negacionistas (grupo político que se alinha a João Henrique Catan) insistiam em chamar de ‘gripezinha’.
Se há alguém a ser responsabilizado pelo estratosférico e obsceno número de mortes pela covid (no Brasil e no MS) é esse grupo político, já que a Cassems (por sua direção e colaboradores) faz parte daquele grupo que ajudou a salvar milhares de vidas em Mato Grosso do Sul e no Brasil.
Acreditamos que as reiteradas investidas contra a Cassems (vinda do mesmo grupo político) possuem um único propósito: desacreditar para desmantelar a Cassems como caixa de assistência à saúde do servidor público.
Se querem destruir a Cassems, que assim se expressem de forma transparente (deixando de usar subterfúgios falsos e falaciosos), pois estamos preparados para fazer esse debate, no lugar que escolherem.
Por fim, reafirmamos o total apoio aos rumos da administração da Cassems, já que é realizada em perfeita sintonia com a representação dos servidores públicos estaduais, bem como conclamamos a cada associado/beneficiário Cassems que repudie de forma veemente a mais essa agressão gratuita contra nosso plano de saúde.
A Cassems é nossa e assim continuará sendo!
Jaime Teixeira - Presidente da Fetems.