Em 2021, Praça do Peixe foi marcada pela arte, dança, música e poesia
Projeto Se Liga na Praça do Peixe proporcionou acesso gratuito a programação cultural
Poesia, música, dança, contação de histórias, artesanato, moda, exposição artística e gastronomia regional marcaram a Praça do Peixe, no Bairro Vila Vilas Boas, em Campo Grande. Em 2021, o público conseguiu ter acesso a arte e cultura de forma gratuita, democrática e, é claro, muito divertida.
Através do projeto Se Liga na Praça do Peixe, contemplado pelo FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) através da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), a população pode acompanhar de perto as apresentações musicais de diferentes artistas e conhecer a produção literária de autores da cidade.
Idealizado pelo poeta e produtor cultural, Thiago Moura, Se liga na Praça do Peixe é uma iniciativa que começou há dois anos. Interrompida de forma temporária na pandemia, o projeto retornou em agosto deste ano seguindo os protocolos de biossegurança.
Autor de obras premiadas e do recém lançado livro “Sonsnêtos Pantaneiros”, Thiago comenta que o projeto Se liga na Praça do Peixe tem um forte viés literário. Para incentivar a leitura, ao decorrer das edições, ele distribuiu de forma gratuita exemplares da obra para o público.
“Eu realizo uma intervenção poética e faço a contação de histórias. Em cada evento foram distribuídos gratuitamente vinte livros para a plateia, os Sonsnêtos Pantaneiros. É uma obra sobre a cultura, fauna e flora do nosso Pantanal”, conta.
Para garantir e democratizar o acesso a arte e a poesia, as contações de história contaram com a presença de um intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
“É um evento acessível, então em todas as edições houve um intérprete fazendo a interpretação em Libras”, afirma o idealizador.
Para fazer a alegria das crianças e adultos, nos seis meses de evento não faltaram atrações musicais. De praxe, toda edição trazia quatro artistas de diferentes vertentes para animar o público. Algumas das atrações foram os artistas visuais Pedro Guilherme e Patricia Helney; a Cia Teatro do Mundo e a Badaiá; Ingridi Farah e Fulô com apresentações de dança; além de cantores e musicistas como Erika Espíndola, Raphael Vital, Karô Castanha e Simona.
O projeto Se Liga na Praça do Peixe realizou em parceria com a Life Editora um concurso literário que resultou na publicação do livro “Antologia Poesia de Praça”. Com 42 autores classificados, a obra reúne poesias de diversas temáticas e está disponível de forma gratuita e online para o público geral, através do perfil no Instagram @seliganapracadopeixe .
“O concurso contou com uma diversidade enorme de inscritos. Resultando em uma linda obra formada por novos poetas, desde crianças até professores. Inclusive tivemos dois classificados do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos”, ressalta Thiago.
Realizada tradicionalmente no segundo sábado do mês, das 16h às 21h, a iniciativa Se Liga na Praça do Peixe deve voltar no próximo ano.
“A intenção é retornar em fevereiro, mas nós precisamos aguardar o incentivo da Prefeitura, que tem sido uma grande parceira nas ações culturais realizadas na cidade”, afirma o idealizador.
Sobre a importância do projeto Se Liga na Praça do Peixe, Thiago enfatiza a questão do acesso gratuito.
“A arte em geral é paga, mas nós fizemos tudo isso na praça pública, ofertando tudo gratuitamente. Por isso, é importante levar a arte para a rua, é a verdadeira democratização do acesso à cultura. Outra ação fundamental do projeto foi a promoção da inclusão e acessibilidade”, conclui.
Não perca nenhuma novidade, acompanhe o projeto no Instagram e YouTube. Além desses dois canais, o Thiago Moura divulga o trabalho no Instagram @Filopoesia.
Para ter acesso ao livro Antologia Poesia de Praça, o link é https://drive.google.com/file/d/186g-xyg2pp4ONBxsIEm-QfN8oxC59S05/view
Confira o vídeo de uma das edições do projeto: