Encadeamento produtivo em MS é tema do Encadear Summit
Realizado pelo Sebrae/MS, empresas do Estado vão apresentar investimentos para atrair fornecedores
Entre os dias 20 e 21 de setembro, no Gran Murano Buffet, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, realizou o Encadear Summit, um evento que reúne empresas de polos industriais e micro e pequenos negócios para debater sobre o encadeamento produtivo e o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul.
Com ótimas oportunidades de fazer novos negócios e estreitar laços com empresas de diversos segmentos, o evento teve extensa programação composta por painéis temáticos e rodadas de negócios. Fomentando a competitividade dos pequenos negócios em todas as regiões do Estado, o Encadear Summit envolveu as cidades empreendedoras de Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Sonora, Inocência, Caarapó, Maracaju, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Chapadão do Sul, Costa Rica, além de Campo Grande e Três Lagoas, que não integram o programa, mas também são apoiados pela instituição nesse âmbito.
“O nosso maior objetivo é incluir esse pequeno negócio no desenvolvimento do Estado através dos grandes investimentos que estão ocorrendo. Aqui nós estamos preparando esses empreendimentos menores, mostrando o case das grandes empresas, contando o que elas querem fazer e como vão fazer, para que os micro empresários possam avaliar o que pode ser melhorado”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Com público de 400 pessoas, o secretário da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck, falou sobre o momento econômico que Mato Grosso do Sul vive, a partir da atração de grandes investimentos. Ele ressaltou a importância de preparar os empresários locais para aproveitar as oportunidades trazidas.
“As grandes empresas acabam transformando os municípios, trazendo um conjunto de fatores positivos, como o crescimento e desenvolvimento, mas também traz uma série de necessidades dos pequenos negócios. E esse é o nosso objetivo com o Encadear Summit, suprir as necessidades de ambos os lados ”, menciona Jaime Verruck.
Conectando as empresas âncoras com os micro e pequenos negócios, o Encadear Summit promoveu dois dias de recheada programação. No primeiro dia, o público participou de palestras e painéis sobre tendências econômicas no país, desenvolvimento territorial, inovação e tecnologia. Já no segundo, além da palestra com Alessandra Andrade sobre transformação nos negócios, os presentes puderam realizar rodadas de negócios, divulgando suas empresas, compartilhando os desafios e as dores do empreendedorismo.
Durante a rodada de negócios, as grandes empresas apresentaram suas necessidades por meio da cadeia de suprimentos aos pequenos empresários presentes. Assim, ambos puderam mostrar suas possíveis fragilidades e ofertar novas soluções. Durante 5 minutos, cada empresário ou representante teve o direito de apresentar suas empresas para os demais participantes da mesa com a possibilidade de fechar negócios e atrair novos olhares para os empreendimentos.
“Foi muito prazeroso participar do Encadear Summit porque tem uma oportunidade não somente para os grandes empreendimentos, mas também para aqueles que tem um olhar voltado aos pequenos negócios. É interessante porque movimenta toda uma cadeia produtiva, sem contar no ganho em experiência e aprendizado”, afirma a assessora e cerimonialista Sara Rodrigues, que participou do evento.
Sobre Cidade Empreendedora - por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com as prefeituras municipais que aderem à iniciativa, o Sebrae/MS desenvolve ações voltadas para o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Nesse contexto, são consideradas as potencialidades e vocações de cada município que podem ser fomentadas para auxiliar no processo de desenvolvimento.
A partir da iniciativa, o Sebrae capacita a gestão municipal no âmbito da liderança e melhoria de processos para que os prefeitos e gestores tenham uma visão do todo. O trabalho também traz apoio direto aos pequenos negócios locais, levando capacitações gratuitas para que os empreendedores possam melhorar a empresa em diversas áreas como gestão financeira, vendas e marketing digital, além da possibilidade de identificarem novos mercados de atuação.
São 37 municípios atendidos pelo programa em Mato Grosso do Sul, Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis, Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.
Para saber mais sobre as ações que o Sebrae-MS realiza é só entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou seguir as redes sociais.
E para acompanhar tudo o que acontece em nosso Estado é só seguir o Festas e Eventos TV no Instagram e no Youtube.