Cantinho verde é inspiração até para quem vive em cubículos da cidade
No estilo “Faça você mesmo” e com itens acessíveis, você pode ter um cantinho verde em casa de um jeito fácil
A procura por espaços mais aconchegantes aumentou durante a pandemia. A designer de interiores Érica Favaro sabe bem disso. Nos últimos meses, ela ajudou clientes a ter cantinhos especiais, principalmente quando as pessoas passaram a ficar mais em suas residências e sentiram essa necessidade. E um dos maiores pedidos é pelo cantinho verde, principalmente para os que vivem em espaços menores e clamam pela natureza dentro de casa.
“Foi uma procura geral, mas os apartamentos e as residências menores buscaram mais esse cantinho. E sem dúvidas é possível fazer um cantinho verde em qualquer tamanho de residência, desde que utilize o fundamento da proporção, para assim ter um ambiente harmonioso”, destaca a designer.
Antes da pandemia, ela explica que o cantinho verde era muito utilizado para fins decorativos. “Mas isso mudou significativamente com a chegada da necessidade do isolamento social. Hoje as pessoas querem usar o cantinho para leitura, para descansar, para momentos de relaxamento ao chegar do trabalho ou mesmo para quem está home office”.
E você pode conquistar um cantinho como esse com ajuda de uma profissional ou apostar no estilo “Faça você mesmo”, garantindo itens que são fáceis de decorar ou até mesmo montar, sem nenhuma dor de cabeça ou necessidade de mão de obra.
Na Leroy Merlin, por exemplo, Érica montou um cantinho verde que é pura inspiração e com itens que são fáceis de encontrar nas prateleiras para criar um ambiente especial em qualquer espaço da casa.
“A principal dica é cuidar a circulação, para não “travar” a passagem, isso acaba causando um estresse quando se pensa em cantinhos especiais. Outro ponto importante que mencionei é cuidar o fundamento proporção e equilíbrio, pois o seu efeito está relacionado com a estética da decoração do cantinho verde. Esses pontos quando pensados deixam o ambiente harmonioso”, destaca.
E são vários os elementos encontrados na loja que podem ser utilizados no cantinho verde. “A ideia principal é aproveitar o que o já tem em casa e complementar com alguns itens novos”.
Nesse cantinho da loja, por exemplo, Érica utilizou balanço para criar um ambiente mais personalizado. “Ali o espaço permitia eu ter esse item, ao mesmo tempo é um item que não conseguimos utilizar em qualquer espaço. Mas ele proporciona ao ambiente alegria, aconchego e muito charme. Para quem tem espaço, é chance de ter um cantinho decorado de forma inusitada”.
Para qualquer cantinho, os vasos e cachepôs são grandes apostas para quem busca charme. “São peças que agregam na decoração e transmitem o cuidado e capricho de quem montou. Ao invés de deixar as plantas com plástico da forma que elas são vendidas na loja, utilize cores e formatos diferentes para deixar o ambiente mais atrativo e com movimento”.
Érica também sugere lanternas próprias para área externa. “Além de iluminar o cantinho verde de forma mais romântica, elas deixam qualquer ambiente com mais personalidade, além disso são itens com preços acessíveis”.
As almofadas são peças coringas para quem deseja apostar no cantinho. “Elas dão um toque de cor e ao mesmo tempo conforto ao sentar. Almofadas também são elementos versáteis na decoração, onde o cliente pode mudar o ambiente apenas trocando as almofadas, sendo itens com ótimo custo”.
Tem mais espaço? Outro itens super charmoso e que traz até mais aconchego nesses dias mais frios sãos os cestos e mantas. “Em apartamentos e áreas fechadas poderia deixar uma manta para aquecer as pernas ao sentar no cantinho verde”, finaliza.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.