ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Leroy Merlin

Luz transforma até móvel menosprezado em item moderno

Sem quebra-quebra ou intervenções que exigem tempo, mudar a iluminação da casa é uma boa opção para repaginar o ambiente

Thailla Torres | 03/09/2020 06:30
Iluminação precisa que promove bem-estar no ambiente de trabalho.
Iluminação precisa que promove bem-estar no ambiente de trabalho.

Você já parou para pensar como a iluminação transforma a aparência de uma casa ou estabelecimento comercial? Alterar a luz pode ser o detalhe para transformar um ambiente ou revitalizar um móvel antigo sem grandes reformas. E você pode fazer isso sem dor de cabeça indo até uma loja comprando opções de fácil instalação.

Com experiência na área de iluminação, a designer de interiores Cris Alves, que atua em projetos de Mato Grosso do Sul e São Paulo, defende que um projeto luminotécnico promove sensações em cada ambiente, trazendo aconchego, atenção, criatividade e obtendo soluções mais eficientes, principalmente se não houver luz natural. “Com todo esse estudo conseguimos criar cenários diferentes e personalizar o local”, destaca.

Na hora de escolher um pendente, luminária, arandelas ou lustres, por exemplo, vale lembrar que existe uma iluminação adequada para cada ambiente. “A luz pode prolongar ambientes pequenos e também deixá-los sombrios, por isso é interessante pensar em sua funcionalidade”.

Placas de LED a pilha valorizaram ainda mais a cristaleira antiga.
Placas de LED a pilha valorizaram ainda mais a cristaleira antiga.

Em estabelecimentos comercias, por exemplo, é possível observar que determinadas áreas a temperatura de cor podem ser mais claras, neutra, amarela ou até colorida. “Isso irá depender de qual sensação ela quer promover. A temperatura de cor na adega, por exemplo, é amarela ou no máximo neutra, porque a sensação para este local é de acolhimento, descanso e aconchego.”

A luz promove sensações, por isso, já imaginou ter um quarto ou home office com aquela luz branca igual a de hospital? Nessa temperatura de cor, a designer explica que, possivelmente, a luz não irá promover a sensação adequada, ou seja, a luz neutra é a mais indicada.

Aqui há iluminação indireta no forro de gesso com as lâmpadas tubulares de led, os plafons fazem a iluminação geral, as fitas de led na marcenaria valorizam todos os recortes.
Aqui há iluminação indireta no forro de gesso com as lâmpadas tubulares de led, os plafons fazem a iluminação geral, as fitas de led na marcenaria valorizam todos os recortes.

Além disso, acredite, a iluminação pode salvar até aquele mobiliário menosprezado que muita gente pensa em se desfazer por ser antigo. Recentemente, em um projeto entre da designer, se destacou uma cristaleira antiga que foi restaurante para não ter sua estrutura original agredida, mas o ponto alto são as placas de LED a pilha, do lado de dentro, utilizadas para valorizar ainda mais a peça antiga e transformar a decoração. E usar uma iluminação como essa cabe bem em estantes, armários ou balcões.

“Hoje temos inúmeros recursos, e cada um se adapta a cada necessidade, seja no valor, formato, cor, design e eficiência. Temos luminárias, arandelas, lustres, plafons, que já são peças decorativas e funcionais, que precisam harmonizar com toda proposta do projeto de interiores que será projetado”, destaca.

Na Leroy Merlin de Campo Grande ou pelo site, há uma variedade no quesito iluminação, desde acabamentos para interruptores e tomadas, até lustres, arandelas, luminárias de piso e mesa que são peças coringas, “e que  dão o destaque e funcionalidade adequado para cada ambiente”, pontua a designer.

Destaque para o uso de trilho com spots.
Destaque para o uso de trilho com spots.

Queridinho do momento é o trilho eletrificado com spots. “Gosto de usar no forro de laje onde não podemos embutir luminárias, e também as luminárias de sobrepor. Já no forro de gesso ou madeira podemos utilizá-lo também. Vale lembrar que para o forro de gesso há uma diversidade de luminárias para embutir. Já a fita de LED é um recurso que gosto muito de usar na marcenaria, obtendo um projeto único e trazendo a luz em cada necessidade desejada.”

A designer também pontua que, para cada luminária, é preciso conhecer sua eficiência energética, fluxo luminoso e índice de reprodução de cor. “Existem no mercado várias opções de lâmpadas e precisamos saber qual melhor se adapta a cada ocasião.”

O bacana é que na Leroy Merlin, além de muitas opções, você pode obter todas essas informações com a equipe e transformar a casa usando luz, sem a dor de cabeça de mudar tudo de lugar.

Tem uma sugestão de arquitetura ou fez aquela reforma comprando itens na Leroy Merlin? Saiba que você pode sugerir no Facebook, Instagram, e-mail: ladob@news.com.br ou WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Outro exemplo de como a iluminação transforma a marcenaria.
Outro exemplo de como a iluminação transforma a marcenaria.


Nos siga no Google Notícias