Não é coisa de filme, ter ambientes inteligentes agora é mais fácil
Sistema de automação à venda na Leroy Merlin, por exemplo, garante mais praticidade e gera economia em ambientes
Não mais um sonho distante, a conectividade de smartphones, tablets e dispositivos de comando por voz às funções cotidianas da residência ou estabelecimento comercial, garante mais agilidade na rotina em apenas um clique ou em segundos de fala. No projeto recente do arquiteto Rodrigo Alves Santana Rocha, do escritório Drop Arquitetura, o ponto alto foi o sistema de automação que garantiu mais comodidade a sua cliente, e sem que isso custasse uma fortuna.
Proprietária de uma clínica de estética em Campo Grande, a cliente tinha o sonho de atender seus pacientes de maneira humanizada, depois uma longa carreira na área de Odontologia, encarou uma reforma mesmo em meio à pandemia para ter a própria clínica.
Mas uma das principais necessidades da profissional, que realiza seus atendimentos sozinha em ambiente de trabalho, era evitar interferências durante um procedimento e outro para ligar a luz, o ar-condicionado ou colocar algo na tomada por exemplo.
“Era necessário dispositivos tecnológicos por comando de voz e, para isso aplicamos no projeto o Smart Speakers, que conectado com os aparelhos compatíveis é capaz de interagir e controlar temperatura de ambiente, controlar acendimento de iluminação, aumento e diminuição de volumes de som ambiente dos espaços, solicitar playlist, configurar alarmes e sistemas de segurança”, explica o arquiteto.
O dispositivo à venda na Leroy Merlin de Campo Grande em diferentes versões e valores, de acordo com a necessidade de cada projeto, permitiu a profissional da saúde atender seus pacientes e ter todas as funções apenas pelo comando de voz. “Além disso, colocamos sistema de interruptores wi-fi que podem ser ligados por aplicativo ou por comando de voz também”, ressalta Rodrigo.
O arquiteto menciona que muitos ainda acreditam que essas funções tecnológicas nas construções “são coisas de filmes e séries e que estão longe da realidade”. “O que posso afirmar é que hoje em dia estão ao alcance sim. Podemos encontrar todo tipo de tecnologia que facilita a vida das pessoas, desde assistentes de voz, controle remotos wi-fi, câmeras de segurança, vídeo porteiros, fechaduras digitais, lâmpadas, tomadas e interruptores, sensores e sirenes, ar condicionado. E tudo isso pode ser controlado via celular e ou comandos de voz, deixando o espaço, seja ele comercial ou residencial, mais inteligente”, explica.
A relação de preços e valores também é interessante, segundo o profissional. “Há uma democratização da tecnologia, podendo encontrar produtos que se enquadram em cada necessidade e bolso”.
E para quem deseja instalar ambientes inteligentes, o arquiteto sugere começar pela necessidade principal do morador ou proprietário. “Eu sempre aconselho as fechaduras e sistemas de iluminação dos ambientes, muito em função da economia, porque há praticidade e facilidade de ligar e desligar. Há estudos que comprovam uma variação de 10% a 30% de diminuição no consumo de energia. No caso de fechaduras, elas também ajudam na segurança sendo mais confiáveis e dificultando arrombamentos, e tem uma durabilidade muito maior que uma mecânica”, sugere.
Mas o universo de automação pode ir além. “Podemos citar várias situações que hoje estão disponíveis, elas vêm desde irrigação de jardim, aquecimento de duchas e banheiras até cortinas. Se o cliente tiver criatividade e quiser investir nestas inovações, as possibilidades são muito amplas e surpreendentes”, finaliza.
Tem uma sugestão de arquitetura ou fez um projeto no estilo "Faça Você Mesmo" comprando tudo na Leroy Merlin? Mande de sugestão para o Lado B no Facebook e no Instagram. Ou também pelo nosso e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.