Morro do Ernesto recebe 200 árvores e coletivo prova que plantio é grandioso
Sertão se une ao coletivo em dia de plantio por uma missão: cuidar do planeta
Depois de iniciar o projeto há dois anos plantando mil árvores em uma área de Bonito (MS) e já ter percorrido diversos municípios de Mato Grosso do Sul com ações de plantio, o coletivo Mil Pelo Planeta chegou em Campo Grande realizando uma ação grandiosa no Morro do Ernesto, hoje um dos principais atrativos turísticos naturais da Capital.
A Sertão é parceira da importante iniciativa de reflorestamento composta por voluntários que formam o coletivo Mil Pelo Planeta e realizaram o plantio de 200 mudas de árvores nativas e frutíferas às margens do rio Córrego Limpo.
Para realização do plantio, a Sertão, que hoje tem como uma de suas missões a sustentabilidade e a parceria com iniciativas que transformam o Meio Ambiente, colaborou com itens que auxiliam voluntários na hora do plantio, como acessórios de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e equipamentos de jardinagem.
Dessa forma, o dia 7 de julho foi especial no Morro do Ernesto com plantio de mudas que, nos próximos anos, farão toda diferença na natureza exuberante do local.
Para quem não conhece, o Mil Pelo Planeta é um coletivo que surgiu da iniciativa de moradores e amigos em Bonito, que realizaram sua primeira ação no Dia da Árvore, em 2020. À época, o grupo não tinha a pretensão de se tornar um projeto de longo prazo, mas se fortaleceu e desde então vem realizando diversos movimentos de plantio e educação ambiental por Mato Grosso do Sul.
Hoje o Mil Pelo Planeta também acrescenta outras sementes ao redor da muda recém plantada, com o objetivo de que ao crescerem juntas, uma possa proteger a outra, ampliando as chances de sobrevivência das árvores. Para dar suporte às mudas, os voluntários também utilizam agrominerais e hidrogel, para garantir os nutrientes e a umidade necessários.
Neo Ávila, é publicitário e idealizador do projeto, que abriu mão do próprio aniversário no último dia 7 de julho para celebrar a vida plantando árvores ao lado de voluntários. Ele lembra que o projeto iniciou da necessidade que ele sentiu de agir, em um momento em que as queimadas na região do Pantanal devastavam a natureza e o futuro do meio ambiente.
“Senti uma necessidade de agir, de fazer algo e não ficar de braços cruzados diante do cenário que estávamos enfrentando. Hoje, nosso foco é o reflorestamento de áreas degradadas que precisam de regeneração florestal. A gente organiza um dia especial de plantio, convida voluntários e plantamos em determinado local”, destaca Neo Ávila.
Quem ficou emocionado com a ação foi o empresário Nelson Prioli Gonçalves, 65 anos, proprietário do Morro do Ernesto. “Fiquei super contente quando soube que o plantio seria de árvores frutíferas. Ano passado, naquela seca muito forte, eu precisei trazer alimentos aos macacos que existem na beira do rio. A gente fica emocionado com a ação, porque temos que ajudar a natureza, ela é nossa beleza diária. Sem dúvida, essa ação foi um presente ao Morro do Ernesto”, destaca o proprietário.
Desta forma, cada muda plantada é uma semente lançada para um futuro melhor. Quem quiser conhecer mais sobre o projeto pode acompanhar o coletivo no Instagram @milpeloplaneta
Fique por dentro de outras ações de sustentabilidade da Sertão no @lojasertao ou site www.sertao.com.br