Publicidade médica no TikTok e demais redes sociais, pode?
Presidente do CRM, Dr. Maurício Jafar, explica o que é considerado irregular na publicidade médica nas mídias
Com o mercado extremamente competitivo e consumidores exigentes, apostar em estratégias de publicidade e marketing são excelentes formas de promover e divulgar seu trabalho. Assim como muitos profissionais usam das redes sociais e os veículos de comunicação para promoverem seu ofício, a classe médica não fica de fora.
Percebendo a alta frequência de assuntos médicos sendo veiculados na mídia, estes profissionais, amparados pelo Conselho Federal de Medicina, devem seguir o Manual da Publicidade Médica (Resolução CFM nº 1.974/11) atentando-se aos principais pontos do que pode ou não ser compartilhado ao se fazer a publicidade. Com o objetivo principal de manter a conduta ética e os princípios da medicina, além de evitar o sensacionalismo e as fakes news que circundam os assuntos médicos, algumas regras foram estabelecidas e devem ser cumpridas à risca.
Para isso, convidamos o atual Presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, Dr. Maurício de Barros Jafar, para esclarecer os principais pontos do Manual da Publicidade Médica. Confira: