ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Alunos cobram pagamento de bolsa durante suspensão de curso da Polícia Civil

Candidatos dizem que muitos precisaram voltar para casa, em outros Estados, e necessitam de doações

Gabriel Neris | 28/04/2020 16:20
Candidatos fizeram protesto pedindo ajuda (Foto: Divulgação)
Candidatos fizeram protesto pedindo ajuda (Foto: Divulgação)

Parte dos 261 alunos do curso de escrivão e investigador da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul está pedindo pelo pagamento da bolsa-formação, além do início das aulas, suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

Em carta, os candidatos afirmam que a suspensão, ocorrida no dia 14 de março, causou surpresa e gerou “grande apreensão”. “Queremos propor uma ação de contingenciamento para o prosseguindo do curso. Fomos obrigados a largar estudo, trabalho, não tem como ir atrás de emprego”, disse um dos alunos, que tem medo de se identificar.

Segundo ele, alguns precisaram voltaram para suas casas, em Rondônia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, Bahia e interior do Estado. Mas sem o pagamento da bolsa, que gira em torno de R$ 3 mil, parte deles já cogita não retornar ao Estado. O candidato afirma ainda que outros precisaram de doação de alimentos durante a pandemia. “Estamos passando fome”, afirma.

Na carta, destinadas as autoridades de segurança pública, saúde e administrativa do Estado, os candidatos afirmam que estão dispostos “a cumprir qualquer exigência para que o curso seja retomado e a bolsa-formação seja paga. Medidas de prevenção contra a covid-19, aulas EaD (Ensino a Distância), turnos alternados, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), isolamento de nossos familiares, entre outros exemplos de providências que podem ser exploradas para garantir a formação dos 261 alunos que desejam ingressar na melhor Polícia Civil do País”.

Entre as medidas apresentadas estão aplicação de teste rápido em todos os alunos, aferição de temperatura corporal, distância mínima de um metro em filas, carteiras com o mesmo distanciamento, utilização de máscaras e luvas, disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos, higienização do refeitório após o uso de cada grupo, não compartilhar objetos pessoas, entre outras determinações.

Procurada, a Acadepol (Academia de Polícia Civil) informou somente que as respostas foram publicadas na edição do dia 22 de abril do Diário Oficial do Estado. Nela, o governo ratifica a suspensão do concurso a partir de 14 de março e suspende todas as ações administrativas referentes as matrículas a partir do dia 4 de março.

Também determina que a suspensão prosseguirá enquanto houver situação de emergência em razão da pandemia e que novas datas do curso serão divulgadas através de edital com antecedência mínima de 15 dias.

Nos siga no Google Notícias