ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Com corredores lotados, leitor reclama de salas vazias e sem uso no HU

Diversos pacientes disputam espaço nos corredores por falta de leitos

Clayton Neves | 31/03/2022 15:28


Vídeo encaminhado ao Campo Grande News na tarde de hoje (31) evidencia realidade que há tempos já se sabe sobre a lotação nas unidades de saúde. No entanto, segundo relato de um vendedor, de 30 anos, apesar dos corredores lotados no Hospital Universitário de Campo Grande, salas vazias e sem uso na mesma unidade provocaram revolta.

“Estou aqui como acompanhante há 10 dias e não tem leito. Os corredores estão lotados e pelas minhas contas, tem pelo menos 30 pacientes nessa situação”, comenta o trabalhador, que preferiu não se identificar.

Além disso, o vendedor flagrou salas sem uso no mesmo hospital. “São espaços que tem estrutura, tem cama e não levam os pacientes para lá. Outros locais viraram depósito, enquanto tem gente há dias no corredor”, complementa.

Para quem não consegue um leito adequado, a situação nos corredores é complicada. “À noite, as luzes ficam acesas, passa um monte de gente e ninguém consegue dormir direito. Todos usam o mesmo banheiro, comem mal. É frustrante”, conclui o vendedor.

Em imagens feitas no local, é possível ver extensa fila de pacientes que aguardam em leitos improvisados. Quem acompanha, se acomoda como pode em cadeiras e bancos. Em uma das salas vazias, alvo de reclamação, é possível notar sucatas de equipamentos  até mesas de cabeceira entregues à unidade.

Em resposta, o Hospital Universitário informou que a Prefeitura de Campo Grande contratou 212 leitos de internação, 18 leitos de pronto-socorro adulto e 8 leitos de pronto-socorro pediátrico, entretanto, alega que a Central de Regulação encaminha muito mais pacientes, obrigando a direção a realocar essas pessoas, provocando a lotação nos corredores.

"Neste momento, temos vinte leitos de enfermaria cirúrgica bloqueados por falta de recursos humanos. Se ocuparmos esses leitos com pacientes do corredor, em pouco tempo a Central de Regulação manda pacientes a mais que voltam a ocupar o corredor e não teremos equipe para cuidar. Na data de hoje, estamos com 60 pacientes adultos, entre área vermelha, amarela, verde e corredor, sendo que o contratado pela Sesau são 18 leitos”, completa o HU, que afirma existir um déficit de leitos hospitalares em Campo Grande.

Direto das Ruas - A sugestão de reportagem chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias