ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Demora em exame da covid impede passageira de embarcar para Portugal

Companhia aérea exige teste com validade de 72h; reclamação ocorre devido a atraso no tempo de entrega do exame feitos na Capital

Guilherme Correia | 18/08/2020 12:23
Resultado negativo do teste para covid-19 feito pela passageira (Foto: Ana Rubia Carias)
Resultado negativo do teste para covid-19 feito pela passageira (Foto: Ana Rubia Carias)

Em meio à pandemia de covid-19, passageira reclama que não consegue viajar. Ela tenta embarcar para Lisboa junto ao pai, de 64 anos, e filho, de 7 anos, mas não consegue cumprir protocolo de testagem, exigido por Portugal.

A gestora Ana Rúbia Carias, de 31 anos, que possui permissão de viagem durante a pandemia por ter nacionalidade portuguesa, diz que precisa viajar a trabalho. Ela relata que depois de comprar passagem, apresentou resultado do teste rápido na sexta-feira (14), mas que a companhia aérea exigiu exame RT-PCR, considerado mais seguro por possuir baixo risco de "falso-positivo".

Depois do novo teste às 6h de sábado (15), ela conseguiu obter resultado às 6h de hoje (18). Apesar disso, com viagem marcada para 13h, o resultado estaria fora do prazo em 7h. A reclamação se dá devido à demora no resultado de testes feitos pelos laboratórios de Campo Grande.

"Há um decreto português que diz que se sou residente lá para estudo, trabalho ou qualquer situação, eu posso entrar no país e realizar testagem lá". Ana afirma que a exigência trata-se de uma norma da empresa, e não como uma normal governamental.

Procurada, a assessoria de imprensa da Latam Airlines informa, em nota, que está em contato com os passageiros em questão para "prestar os esclarecimentos necessários". A nota também reforça que a empresa segue determinações estabelecidas pelas autoridades sanitárias dos países onde opera.

No caso, quem quiser viajar para Portugal deve cumprir requisitos exigidos pela República Portuguesa. "Têm de apresentar, antes do embarque, comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARSCOV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque".

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias