ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Leitores registram fotos da Lua Cheia de setembro rodeada por nuvens e fumaça

Desde ontem, fumaça provocada por incêndios florestais na região amazônica foi transportada ao Estado

Guilherme Correia | 09/09/2022 23:41
Lua vista encoberta com nuvens e fumaça. (Foto: Direto das Ruas)
Lua vista encoberta com nuvens e fumaça. (Foto: Direto das Ruas)

Imagens encaminhadas ao Campo Grande News por volta das 23h desta sexta-feira (9) mostram a Lua Cheia do mês de setembro. Conforme o Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, vinculado ao Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a lua ficará desta forma até o fim da madrugada de amanhã.

Os registros também evidenciam nuvens e névoa vistas ao redor do satélite natural. Vale ressaltar que desde ontem, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado do Mato Grosso do Sul), fumaça é presenciada por conta de incêndios florestais na região amazônica, transportados por ventos de direção noroeste sob o Estado.

Lua cheia vista sob o céu de Campo Grande nesta noite. (Foto: Direto das Ruas)
Lua cheia vista sob o céu de Campo Grande nesta noite. (Foto: Direto das Ruas)

Imagem da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), registrada por satélite na manhã de hoje mostrou a grande concentração de fumaça sobre parte todo Mato Grosso do Sul e demais estados do Centro-Oeste.

Calendário astronômico - Na noite de ontem (8), calendário astronômico de setembro foi inaugurado, com uma conjunção entre Saturno e a Lua - ou seja, quando o planeta dos anéis aparece bem próximo do satélite, ainda que na prática, estejam distantes.

Teremos mais duas conjunções nos próximos dias: Lua e Júpiter, no domingo (11) e Lua e Marte, no sábado (17).

Vale mencionar que a última super-Lua do ano foi registrada em 11 de agosto. Ela foi visível de todo o Brasil a olho nu, aparecendo mais brilhante que o comum graças ao "perigeu", ponto mais próximo do planeta.

Direto das Ruas - O episódio chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias