Moradores reclamam de fogo em terreno baldio sujo na Vila Palmira
Além do mato seco, o local também é usado como depósito de lixo, dizem vizinhos
Moradores registraram mais um dia de fogo em terreno baldio na rua Três Lagoas, na Vila Palmira, região leste de Campo Grande. As chamas tiveram início no começo da noite de sábado (16), por volta das 20h.
Moradora de 47 anos, que preferiu não se identificar, relata que estava dentro de casa quando as chamas começaram, provocadas por um homem que passou no local e ateou fogo no terreno baldio. Segundo ela, o local é tomado por mato seco e lixo descartado irregularmente. “As pessoas passam e vão jogando entulho lá”, expõe a autônoma.
Nas imagens, é possível observar as chamas intensas que tomaram conta do terreno, enquanto moradores tentavam apagar o fogo com baldes de água e mangueiras.
O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas, segundo informações apuradas com os moradores, não compareceram ao local. Hoje, por volta das 5h da manhã, as chamas voltaram, com mais fumaça piorando a realidade da baixa umidade do ar. “Agora pela manhã está ruim de respirar, o vento passa e fica espalhando a fumaça das fagulhas que estão acesas ainda”, explica a moradora de 47 anos. “Tem crianças ao redor, pessoas de idade”, finaliza.
Alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no início do mês, listou todos os municípios de Mato Grosso do Sul como área de risco para baixa umidade relativa do ar. Segundo o aviso, o índice pode chegar a 20%, e é considerado alarmante, além de ser semelhante ao registrado em áreas de deserto. Para minimizar os efeitos do tempo seco, orienta-se que seja evitado desgaste físico e beba bastante água.
Denúncias: Conforme orientação da prefeitura, ao presenciar o descarte irregular de resíduos em terrenos baldios, ruas ou córregos, a pessoa deve denunciar para a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana, através do número 153. Em caso de ausência de limpeza e conservação de terrenos baldios, as denúncias podem ser feitas para a Semadur, através do número 156.
Quem flagrar alguém provocando incêndio em vegetação em área urbana, deve acionar a Guarda Civil Municipal através do número 153. Já em casos de áreas rurais, a denúncia deve ser feita à Polícia Militar Ambiental, no 190.
Denúncias sem flagrante devem ser feitas neste link, do aplicativo Fala Campo Grande ou pelo número 156. Em casos de extrema emergência, o cidadão também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Todos os serviços funcionam 24h.
Direto das Ruas - O vídeo chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.