ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Bombeiros jogam água em sucuri para protegê-la de incêndio no Pantanal

Animal estava em fazenda de Corumbá, durante incêndio de grandes proporções combatido pelos militares

Guilherme Correia | 15/07/2022 07:58

Sucuri conseguiu se salvar de incêndio de grandes proporções no Pantanal de Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (14), com ajuda de bombeiros militares, que jogaram água para que resistisse ao calor das chamas. Os agentes encontraram o espécime enquanto controlavam fogo em fazenda no município de Corumbá, distante 428 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o órgão, os focos principais foram registrados na região da Fazenda Olho de Boneca, no Nabileque, por volta das 20h30. O incêndio nesta propriedade rural foi controlado por 12 agentes.

O Corpo de Bombeiros Militar informou que a ocorrência se deu em área com bastante animais silvestres, incluindo jacarés. Uma frente foi controlada e a outra se direcionou para região alagada, o que provocou novos trabalhos, por parte das equipes.

Incêndios em 2022 - Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), neste ano, os municípios do Pantanal que mais tiveram focos de incêndio foram Corumbá (445), Aquidauana (88) e Porto Murtinho (79).

Neste ano, os bombeiros têm feito triagem dos focos de incêndio, monitorados via satélite, para apurar se o fogo é autorizado. Conforme o órgão, caso seja ação ilegal, equipes são mobilizadas e enviados relatórios às autoridades competentes.

Em 2021, os Ministérios Públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apontaram que a maior parte (60%) das queimadas no bioma, que resultaram em "impactos incalculáveis à biodiversidade, à saúde humana e à economia", têm como principal hipótese uma ligação com atividades agropastoris.

Bombeiros jogam água em sucuri para protegê-la de incêndio no Pantanal
Foco de incêndio registrado em Corumbá. (Foto: Corpo de Bombeiros Militar)


Nos siga no Google Notícias