ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Ano começa com queda no setor de serviços em 11 estados, entre eles MS

Pesquisa do IBGE mostra resultado ainda mais abaixo em comparação a janeiro de 2022

Cassia Modena | 14/04/2023 10:21
Entre as atividades com retração no Brasil está o transporte de cargas (Foto: Pixabay)
Entre as atividades com retração no Brasil está o transporte de cargas (Foto: Pixabay)

O ano começou com queda em Mato Grosso do Sul no volume das atividades de vendas de serviços e bens materiais. A retração foi de 2% em relação a dezembro, o mês anterior, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Outros dez estados, além de Mato Grosso do Sul, apresentaram resultados negativos. Estão entre eles São Paulo (-2,6%), Rio de Janeiro (-5,5%), Minas Gerais (- 2,6%) e Distrito Federal (-7,2%). Já Paraná (3,0%), Bahia (2,4%), Espírito Santo (3,9%) e Piauí (13,3%) tiveram volume de vendas superior a dezembro.

Já a variação acumulada para os últimos 12 meses no Estado ficou em 1,9%.

Janeiro 22/23 - Em comparação a janeiro de 2022, o desempenho de Mato Grosso do Sul segue também abaixo. O setor de serviços vendeu 6,4% a menos neste período do que no anterior.

Apenas um outro estado participa dessa retração. No Acre, o resultado foi de -2,0%. Os demais estados apresentaram bom desempenho, a exemplo de São Paulo (4,3%), Minas Gerais (10,9%) e Rio Grande do Sul (11,5%).

Turismo e transporte - Em sua pesquisa, o IBGE destaca o desempenho dos seguimentos de turismo, transporte de carga e transporte de passageiros no país.

Enquanto turismo apresentou bons resultados em janeiro de 2023, com avanço de 0,5% frente ao mês anterior, caiu o volume de atividades de transporte de passageiros (-2,4%) e de cargas (-2,1%) no mesmo período comparativo.



Nos siga no Google Notícias