Ano começa com queda no setor de serviços em 11 estados, entre eles MS
Pesquisa do IBGE mostra resultado ainda mais abaixo em comparação a janeiro de 2022
O ano começou com queda em Mato Grosso do Sul no volume das atividades de vendas de serviços e bens materiais. A retração foi de 2% em relação a dezembro, o mês anterior, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Outros dez estados, além de Mato Grosso do Sul, apresentaram resultados negativos. Estão entre eles São Paulo (-2,6%), Rio de Janeiro (-5,5%), Minas Gerais (- 2,6%) e Distrito Federal (-7,2%). Já Paraná (3,0%), Bahia (2,4%), Espírito Santo (3,9%) e Piauí (13,3%) tiveram volume de vendas superior a dezembro.
Já a variação acumulada para os últimos 12 meses no Estado ficou em 1,9%.
Janeiro 22/23 - Em comparação a janeiro de 2022, o desempenho de Mato Grosso do Sul segue também abaixo. O setor de serviços vendeu 6,4% a menos neste período do que no anterior.
Apenas um outro estado participa dessa retração. No Acre, o resultado foi de -2,0%. Os demais estados apresentaram bom desempenho, a exemplo de São Paulo (4,3%), Minas Gerais (10,9%) e Rio Grande do Sul (11,5%).
Turismo e transporte - Em sua pesquisa, o IBGE destaca o desempenho dos seguimentos de turismo, transporte de carga e transporte de passageiros no país.
Enquanto turismo apresentou bons resultados em janeiro de 2023, com avanço de 0,5% frente ao mês anterior, caiu o volume de atividades de transporte de passageiros (-2,4%) e de cargas (-2,1%) no mesmo período comparativo.