Anvisa proíbe venda da linha "Clean Mint", da Colgate
Produto não deve ser consumido ou comercializado até que sua segurança seja comprovada
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a interdição cautelar de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint, que contém a substância fluoreto de estanho. A medida foi publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Anvisa interditou cautelarmente o creme dental Colgate Total Clean Mint devido a relatos de lesões bucais e outros sintomas adversos. A medida, válida por 90 dias, visa investigar a segurança do produto, que contém fluoreto de estanho. Consumidores devem suspender o uso e relatar reações à Anvisa. Outras versões do creme dental não foram afetadas.
A decisão foi tomada após consumidores relatarem lesões bucais, dor, sensação de queimação, inflamação gengival e inchaço nos lábios. Segundo a Anvisa, os sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos usuários, resultando em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e sofrimento emocional.
Após acionar a empresa responsável, a agência identificou um aumento na taxa de eventos adversos com a nova formulação do produto, antes chamada Prevenção Ativa. No entanto, outras versões do creme dental não foram afetadas e continuam liberadas para venda.
A Anvisa reforça que a interdição é preventiva e temporária, válida por 90 dias, conforme prevê a Lei 6.437/1977. Nesse período, serão realizados testes e análises para investigar os possíveis riscos.
Os consumidores devem suspender o uso do produto e acompanhar atualizações no portal da Anvisa. Quem apresentar reações adversas pode registrar uma notificação oficial nos canais da agência (clique aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.