Black Friday começa com expectativa de lojistas, mas Centro vazio
Chuva afasta consumidores e dia de oferta começa sem procura nas lojas
A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24), começou literalmente com funcionários esperando os clientes nas portas das lojas do centro de Campo Grande desde as 7h. A chuva que começou no início da manhã pode ter afastado as pessoas das ruas, entretanto, por volta das 8h, os clientes começaram a aparecer timidamente para aproveitar as promoções.
De acordo com a CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas Municipal), 300 lojas do Centro confirmaram a participação na edição de 2023.
Para Antonino Marcos, 40 anos, gerente da loja Casas Bahia da Rua 14 de Julho, a expectativa para o dia de hoje é grande e afirma que o dia começa tranquilo, porém os clientes aparecem para aproveitar os preços especiais.
“A expectativa é enorme, né, é o dia que todos nós esperamos, o comércio, a empresa, os vendedores, o gerente e os clientes, a chuva tá dando aí uma segurada nos clientes, mas acho que daqui a pouquinho já para e aí volta aquele fluxo que todos nós estamos com a expectativa, estamos aqui ansiosos, esperando os clientes porque tem promoção, tem produto, tem preço, então só tá faltando os clientes por enquanto”, explicou Antonino.
As lojas que normalmente abrem às 9h, nesta sexta-feira de promoção o expediente começou às 7h.
O gerente da loja Gazin, Ronildo Silva, 52 anos, na Rua Barão do Rio Branco, explicou que a chuva não vai atrapalhar as promoções na loja, uma vez que a empresa antecipou em um dia as ofertas.
“Nós antecipamos o dia, teve um dia muito frutífero e eu acredito que hoje e amanhã, mesmo com a chuva, a gente tem um crescimento do evento inteiro de 25 a 35% sem dúvida nenhuma”, disse em relação aos clientes na loja.
A baixa presença de público se dá pela preferência dos consumidores em comprar pela internet, onde os preços são ainda melhores e sem a necessidade de se deslocar até a loja. Ronildo concorda que as facilidades de comprar pela internet afetam um pouco a participação física dos consumidores, no entanto, ele acredita que tem muitos clientes que preferem ir presencialmente e conferir as opções nas lojas.
“Ainda tem aqueles clientes mais tradicionais que gostam de vir, ver o produto, tem a presença do vendedor, mas mesmo assim afeta um pouco o fluxo por causa disso (vendas on-line). Então, a gente pode afirmar aí que com a facilidade de comprar, aproveitar a promoção da Black na internet, pelo fato de já ser uma promoção que vem aí se arrastando em outros dias, isso diminui um pouco a vida dos clientes nas lojas”, diz Ronildo.
Para Wellington Servim, 29 anos, gerente da loja Magazine Luiza, a chuva deu uma afastada nos clientes, mas a expectativa da loja é que eles apareçam ao longo do dia para aproveitar as ofertas especiais da promoção.
“Acredito que a chuva só atrasou um pouquinho, os clientes que costumavam vir cedo acho que vão deixar pra vir mais ao longo do dia, assim como já foi em outras Blacks. A nossa expectativa é muito grande, porque a gente tem muitos preços que a gente não tinha um bom tempo atrás”, finaliza Servim.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.