Com fila na porta, lotéricas abertas geram reclamação e dúvida
Empresário do setor diz que estabelecimentos não deveriam estar abertos
Lotéricas abertas em Campo Grande, inclusive com fila, estão provocando dúvida, além de reclamação sobre concorrência desleal. Por meio do Canal Direto das Ruas, a reportagem foi indagada se os estabelecimentos podem abrir, em razão do decreto estadual estabelecendo medidas restritivas para reduzir a contaminação pelo novo coronavírus.
Fotos enviadas mostram lotéricas abertas em dois pontos, no trevo Imbirussu e na Avenida Bandeirantes, do lado de agência da Caixa. Num dos locais, há uma fila do lado de fora e diversas motos estacionadas à frente.
Empresário do setor, que pediu para ter o nome preservado, afirma ter identificado pelo menos seis estabelecimentos do tipo abertos na cidade nos últimos dias. Segundo ele, comunicou as autoridades responsáveis pela fiscalização e uma equipe da PM (Polícia Militar) chegou a ir a um dos locais, mas apenas orientou as pessoas a manterem distanciamento recomendado.
“Se uma unidade abre, todas devem abrir, para garantir tratamento igual a todos, previsto na Constituição”, defende.
O Campo Grande News conversou com o presidente do Sinal (Sindicato dos Empresários Lotéricos em MS), Ricardo Amado. Ele lembrou que decreto estadual permite serviços bancários ao público para pagar aposentados, pensionistas e beneficiários de programas públicos. Todos esses são serviços prestados na rede lotérica.
De acordo com Almada, o sindicato tem números de quantas empresas do setor abriram na cidade. A entidade tentou, na Justiça, por duas vezes, derrubar medidas da prefeitura de Campo Grande e do governo do estado impondo restrições à abertura, sem êxito.
O leitor que mandou o questionamento afirma que lotéricas não se equiparam a bancos e por isso não deveriam abrir.
Em resposta à consulta a respeito, a prefeitura confirmou que a abertura realmente está vedada. A orientação é denunciar por meio do telefone 3314-9955.
Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.
(Matéria editada às 14h23 para acrescentar posicionamento da prefeitura)