ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Em MS, 10 produtores rurais estavam à beira da falência no ano passado

Conforme levantamento do Serasa Experian, o Estado está na 4ª posição com mais pedidos feitos

Por Izabela Cavalcanti | 09/03/2024 16:23
Em MS, 10 produtores rurais estavam à beira da falência no ano passado
Colheita de soja em Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Em Mato Grosso do Sul, 10 proprietários rurais que atuam como pessoas físicas pediram recuperação judicial no ano passado. A informação consta no levantamento feito pela Serasa Experian no setor do agronegócio.

Com isso, o Estado está na 4ª posição com mais pedidos feitos. Em primeiro está Mato Grosso, com 43 solicitações; seguido de Goiás, 36; e Minas Gerais, com 18.

No ano passado, Mato Grosso do Sul não registrou nenhum pedido e, em 2021, foi somente um.

Para o especialista de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, o aumento já era esperado neste setor.

“A velocidade em que essas solicitações vêm crescendo trimestre a trimestre é preocupante. Além das questões climáticas, que têm ocasionado as quedas de safra em diversas regiões e aumentado os desafios de manejo, o cenário econômico, tanto nacional como internacional, não contribuiu para a criação de uma estabilidade financeira no campo”, pontuou.

País - Já em todo o Brasil foram registradas 127 solicitações do recurso, sendo que, do terceiro para o último trimestre, o aumento foi de 62%. Se comparar 2022 com 2023, a alta nos pedidos foi de 535%.

A pesquisa mostrou que os produtores rurais que mais solicitaram recuperação judicial foram os que tinham maiores áreas com plantio de soja. Em segundo lugar vieram aqueles com áreas de pastagem e, depois, de café.

Os ruralistas que mais solicitaram foram os arrendatários de terras, grupos econômicos e familiares, alcançando 44 pedidos.

Grandes proprietários também tiveram destaque, com 35 solicitações. Seguidos pelos médios (25) e os pequenos (23).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias