Em MS, pequenas empresas têm aumento de 141% na geração de empregos em fevereiro
Dado é positivo, mas menor que quantidade de empregos gerados por pequenos negócios no começo de 2021

As MPEs (micro e pequenas empresas) de Mato Grosso do Sul geraram 4.770 empregos em fevereiro deste ano, segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgados nesta quinta-feira (7), com base em dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
No Brasil, os pequenos negócios foram responsáveis por cerca de 67% do volume total de empregos gerados no país. Em fevereiro de 2022 em MS, 1.979 postos foram criados por MGEs (médias e grandes empresas), contra 4.770 por MPEs.
Comparativo - Quando considerados os dados de janeiro e fevereiro de 2022, o acumulado registrado foi de 6.957 ocupações geradas por micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul, contra 3.016 empregos gerados por médias e grandes empresas.
Mesmo o saldo gerado pelas MPEs sendo positivo, o índice é menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando os pequenos negócios geraram 9.580 empregos no Estado. Em contrapartida, foram poucos os postos de trabalho gerados em janeiro e fevereiro do ano passado por MGEs: 538, contra 3.016 empregos gerados nesses mesmos meses de 2022.
Setores aquecidos - O setor que mais contratou em fevereiro de 2022 foi o de serviços, com 2.286 empregos gerados e, em segundo lugar, ficou a agropecuária, com 1.044 postos gerados. Quando considerados os dados de janeiro e fevereiro deste ano, esses dois setores continuam na dianteira da criação de postos profissionais.