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Economia

Empresas de MS venderam R$ 1,1 bilhão via comércio eletrônico

Cerca de 93,6% das vendas foram destinadas ao próprio território sul-mato-grossense, mostra levantamento

Por Mylena Fraiha | 09/09/2024 18:49
Cartões de crédito em frente a tela de compras on-line (Foto: Arquivo/ Juliano Almeida)
Cartões de crédito em frente a tela de compras on-line (Foto: Arquivo/ Juliano Almeida)

As empresas de Mato Grosso do Sul venderam R$ 1,1 bilhão pelo e-commerce em 2023, conforme levantamento do Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), divulgado na terça-feira (3).

No Estado, cerca de 93,6% das vendas foram destinadas ao próprio território sul-mato-grossense. No ano passado, os produtos mais vendidos foram os fertilizantes minerais ou químicos que contêm os três elementos essenciais: nitrogênio (azoto), fósforo e potássio, totalizando R$ 167 milhões em vendas.

O segundo produto mais vendido foram irrigadores e sistemas de irrigação para agricultura, com lucro de R$ 104 milhões. Em terceiro lugar, está a venda de cloreto de potássio, com R$ 72 milhões em vendas.

O levantamento também mostra que o estado teve um crescimento de 266,88% no número de vendas. Enquanto em 2022 foram movimentados R$ 303 milhões pelo e-commerce, em 2023 o valor subiu para R$ 1,1 bilhão. Durante o mesmo período, os moradores de Mato Grosso do Sul compraram R$ 93 milhões em smartphones de outros estados.

No Brasil - No cenário nacional, o comércio eletrônico também continua em crescimento. Em 2023, o setor movimentou R$ 196,1 bilhões, marcando um aumento de 4,8% em relação a 2022, quando o volume de negócios foi de R$ 187,89 bilhões. Desde 2016, o e-commerce brasileiro mais que quintuplicou.

Os dados foram divulgados na terça-feira (3), em Brasília, durante a III Reunião da FMCS (Câmara de Comércio e Serviços Conectados ao Varejo). Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, destacou a importância do e-commerce para o desenvolvimento nacional e ressaltou que a plataforma fornece informações estratégicas que podem contribuir para o crescimento do comércio brasileiro.

"A plataforma trouxe uma visão mais clara do comércio eletrônico, mostrando como está crescendo, como estão os estados e as regiões", afirmou Moreira. “São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais concentram quase 60% do comércio eletrônico. Isso demonstra que há um trabalho árduo a ser feito no processo de inclusão digital e na distribuição de renda”, diz Uallace.

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