Espanhola vence leilão de linha de transmissão de energia em MS
Neoenergia terá dois anos para construir quase 300 km de linhas de transmissão em nove cidades
A companhia multinacional espanhola Neonergia venceu o leilão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de 291 km em linhas de transmissão em Mato Grosso do Sul. O certame foi realizado na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, na quinta-feira (1º).
O lote referente ao Estado era o 11º de 13 que foram leiloados. A Neoenergia enfrentou seis concorrentes e foi escolhida por oferecer a menor proposta de RAP (Receita Anual Permitida), de R$ 38,2 milhões. Isso representa 45,74% a menos do valor proposto pela autarquia.
A empresa deverá construir as linhas nos municípios de Campo Grande, Jaraguari, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Paraíso das Águas, Água Clara, Chapadão do Sul e Cassilândia. O objetivo é a integração das PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) Fundãozinho, Areado e Bandeirante e conexão da distribuição na região de Paraíso de Águas.
O investimento previsto pela Aneel é de R$ 499 milhões e o prazo estimado pelo regulador para a conclusão é de 48 meses (cerca de dois anos). Cerca de 1.248 empregos são esperados durante a construção.
A homologação do leilão está prevista para 23 de agosto e a data marcada para assinatura do contrato de concessão é 30 de setembro.
O edital prevê a construção, operação e manutenção de 5.425 quilômetros de linhas de transmissão e de 6.180 megavolt-ampères (MVA) em capacidade de transformação de subestações em outros 12 estados.