Fazenda a 12 km da cidade oferece de ordenha à comida da roça em turismo
Há mais de uma década, Margareth Regina de Mello, de 60 anos, herdou fazenda de pecuária de corte em Campo Grande, às margens da BR-262, distante 12 quilômetros do anel rodoviário. Por estar muito próxima da cidade, a sede da Pontal das Águas recebia muitos visitantes, até que a vocação natural deu espaço ao turismo rural.
"Depois da criação de gado de corte surgiu a pecuária leiteira, dando ainda mais espaço para visitantes e pedidos de que abríssemos a sede da fazenda para pessoas que gostariam de conhecer a rotina da propriedade", explica o engenheiro agrônomo Altino Cézar de Mello, 52 anos, irmão e "braço direito" de Margareth.
Qualificação - A empresária, então, decidiu voltar à sala de aula. Encarou o curso de Turismo e ainda concluiu Pedagogia, tudo para oferecer serviços de qualidade aos turistas, com direito a roteiro cronometrado de atividades recreativas, prato cheio, principalmente, para crianças.
A partir das 8h o local abre as portas com café da manhã típico da roça: bolos, pães, chipa, café, leite, queijo fresquinho, frutas, sucos e iogurte são algumas das opções. Em seguida, a rotina da ordenha pode ser conferida tão de perto que o visitante é convidado a tirar, ele mesmo, o leite da vaca.
A proposta é levar o turista a passar um dia em contato direto com a lida no campo e interagir com animais comuns do ambiente rural, como galinhas, patos, cavalos e até a Peppa Pig, uma porquinha que, diferente da do desenho, é real. Dócil e fofa, a porquinha acompanha os visitantes durante passeios e faz a alegria das crianças.
Atividades - Trilha ecológica pela mata ciliar, banho de cachoeira, piscina, vôlei, futebol, pesca esportiva na lagoa e redário também são atrativos da fazenda. E se o turista deseja ter ainda mais interação com o ambiente, é oferecido passeio a cavalo e um pouco de aventura com boia-cross.
O dia na propriedade também inclui duas oficinas, uma de artesanato e outra de culinária. Ao conhecer a Pontal, adultos e crianças tem acesso à fábrica de bolos e pães da fazenda e podem, literalmente, colocar a mão na massa.
Esses produtos, assim como queijos, geleias, e outros itens do campo, são fabricados no local e, depois, consumidos por visitantes e moradores da fazenda nas três refeições do dia. Os itens também são vendidos e, no final do dia, o visitante pode levar um pouco da experiência culinária da roça para casa.
Parada obrigatória - As opções são tão variadas que a propriedade faz parte do circuito “Café Rural”, iniciativa do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) que criou roteiros gastronômicos e culturais na capital.
Inclusive, a partir do próximo mês, a fazenda oferecerá nova opção de entretenimento gastronômico durante o inverno.
Preços - Para conhecer os valores do day-use, agendar visitas e combinar passeios e programações, que variam em determinadas épocas do ano, basta entrar em contato pelos telefones 3344-1033 ou 9982-7175. É possível conhecer o espaço também pelo site: www.pontaldasaguas.com.br.
Confira a galeria de imagens: