Fique atento a cuidados básicos para não ser enganado na Black Friday
Consumidores que desejam aproveitar os descontos da Black Friday na próxima sexta-feira (24) devem ficar atentos para não serem enganados e ainda garantirem seus direitos em caso de reclamações futuras. O superintendente do Procon em Mato Grosso do Sul, Marcelo Salomão, dá algumas dicas preciosas evitar dores de cabeça.
A primeira delas é planejar os gastos e observar com antecedência os valores. Isso porque alguns estabelecimentos encarecem alguns produtos de propósito e depois voltam os preços originais no dia da promoção, fazendo as pessoas pensarem que estão fechando um ótimo negócio.
Se o desconto foi anunciado em algum folheto, leve-o consigo na sexta-feira para garantir o cumprimento de todas as condições anunciadas. “Procure também ir acompanhado de alguém para que a compra seja consultada e tenha quem possa comprovar aquilo que foi informado pelo fornecedor”, orienta Salomão.
Outro ponto importante é observar o produto na hora em que foi adquirido em busca de possíveis defeitos. “Exija a nota fiscal. Muito importante também é o consumidor se informar no estabelecimento sobre como é a política de trocas para que não seja pego de surpresa”, diz o superintendente do Procon.
Quem prefere comprar pela internet tem que ter cuidado redobrado. Em primeiro lugar, evitar páginas de origem duvidosa para não cair em golpes.
“Consulte informações sobre o site e tire print das telas ao adquirir o produto porque isso pode lhe ser útil em eventual problema que este site pode lhe dar no futuro. É fundamental conglomerar o máximo de informações para que o consumidor possa ser resguardado de algum direito ferido na compra nessa semana de Black Friday”, diz Salomão.
Alguns estabelecimentos da cidade prometem descontos de até 70%. Alguns locais já estão fazendo as promoções desde o começo do mês para atrair os clientes na tentativa de turbinar o movimento de novembro.