ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Governo quer estreitar relações comerciais com a Índia

Os principais produtos que a Índia comprou de MS, foram: óleo de soja bruto, açúcar e couro bovino

Izabela Cavalcanti | 24/12/2022 14:43
Representantes da Semagro, Fiems e empresários indianos (Foto: Divulgação/Semagro)
Representantes da Semagro, Fiems e empresários indianos (Foto: Divulgação/Semagro)

O Governo de Mato Grosso do Sul quer estreitar as relações comerciais com a Índia, na agropecuária, indústria de mineração e construção. Para isso, nesta semana, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e um grupo de empresários indianos, participaram de uma reunião.

Na ocasião, o titular da Semagro, Jaime Verruck, apresentou as potencialidades do Estado ao grupo, conduzido pelo cônsul geral honorário da Índia no Rio de Janeiro e presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil, Leonardo Ananda Gomes.

“A Índia estava um pouco fora do nosso foco estratégico até esse momento, mas com certeza temos interesse em estreitar nossos laços comerciais. Nossa visão estratégica é de diversificação de venda dos nossos produtos e temos interesse em participar de missões a partir de 2023 para conhecer melhor o mercado indiano”, afirmou.

O chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, apresentou o panorama industrial de Mato Grosso do Sul, destacando o PIB industrial do Estado, de R$ 23,3 bilhões.

“Atualmente, a Índia é o quarto maior comprador da indústria do Estado, ficando atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Holanda. Em 2022, as vendas da indústria estadual para o mercado indiano alcançaram o equivalente a US$ 181,4 milhões, indicando crescimento de 325%, quando comparado ao mesmo período do ano passado”, detalhou.

Por sua vez, o representante do Ministério da Agricultura Indiana, Manoj Kumar, reforçou que há diversas áreas comerciais a serem exploradas entre Mato Grosso do Sul e Índia.

“Qualquer estado da Índia é maior do que qualquer país da Europa, o que significa que há um grande potencial para a venda dos produtos sul-mato-grossenses e queremos intensificar nosso relacionamento internacional e comercial. Agradeço a hospitalidade e espero recebe-los em nosso país em breve”, salientou.

Produtos - Os principais produtos que a Índia comprou de Mato Grosso do Sul em 2022, foram: óleo de soja bruto, açúcar e couro bovino. Por outro lado, os principais produtos exportados pela Índia para Mato Grosso do Sul, foram: produtos têxteis, máquinas, aparelhos elétricos e suas partes e produtos químicos.

Nos siga no Google Notícias