Indústria eleva Campo Grande a 13ª no ranking de emprego
A indústria da transformação elevou Campo Grande a 13ª cidade que mais gerou novos empregos no primeiro semestre deste ano, conforme mostram os dados da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).
No mês de maio, a Capital tinha ficado oito posições atrás, em 21ª. Dos 7.630 empregos formais gerados de janeiro a junho em Campo Grande, 4.924 postos são oriundos do setor industrial, sendo 3.457 do segmento da indústria de transformação e 1.377 da indústria da construção civil, observa a Fiems.
O saldo do setor teve crescimento de dez vezes em relação ao mesmo período de 2007. Em termos de participação no montante de empregos gerados, a indústria passou de 39% a 65%. O crescimento do setor industrial é visto como fator de garante sustentabilidade ao aquecimento econômico da cidade.
A geração de empregos da Capital, no geral, teve uma explosão: saindo de 1.230 no primeiro semestre de 2007 para 7.630 nos seis primeiros meses de 2008. Esse expressivo aumento deixa a Capital à frente de cidades como Vitória (ES), Cuiabá (MT), Belém (PA), Florianópolis (SC) e Teresina (PI) e atrás de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Brasília (DF).