ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 34º

Economia

Liberação automática de veículos de cargas será de forma escalonada até dezembro

Portaria de regulamentação foi publicada na última quarta-feira

Izabela Cavalcanti | 19/05/2023 10:01
Carretas passando por posto fiscal da BR-436 (Foto: Edemir Rodrigues)
Carretas passando por posto fiscal da BR-436 (Foto: Edemir Rodrigues)

A liberação automática de veículos de cargas nas rodovias de Mato Grosso do Sul será de forma escalonada até dezembro deste ano. Na última quarta-feira (17), foi publicado no Diário Oficial a Portaria/SAT nº 3.150, de 16 de maio de 2023, que dispõe sobre o Sistema de Liberação Automática de Veículos de Cargas na Fiscalização de Mercadorias em Trânsito.

A portaria regulamenta o Decreto nº 16.175, de 5 de maio de 2023, que institui o programa free flow, que significa fluxo livre.

Conforme a Sefaz-MS (Secretaria Estadual de Fazenda), os postos fiscais que já aderiram a este novo modelo são: Polícia Federal Ilha Grande, que está com o projeto-piloto em funcionamento desde outubro de 2022; Sonora, abril de 2023; e Itamarati, maio de 2023.

Na Polícia Federal XV de Novembro, será em junho de 2023; PF Jupiá, julho; Ofaié, agosto; Foz do Amambai, setembro; João André, em outubro; Selvíria, novembro; e Alencastro, dezembro.

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas de Mato Grosso do Sul, Claudio Cavol, antes, os caminhoneiros chegavam a esperar até 1 hora para a liberação, agora, não terá mais espera alguma.

“Vai melhorar e muito. O caminhoneiro às vezes esperava meia hora, 40 minutos, até uma hora para ser liberado. O tempo de espera vai diminuir para zero, pois o caminhão simplesmente vai diminuir a velocidade e vai passar por um leitor ótico, que vai ler a placa do caminhão e com isso vai cruzar todos os dados. Não vai perder nada de tempo, é isso que traz essa economia grande”, destacou Cavol.

Mudança – Quando o veículo passar pelos Postos Fiscais do Estado, será identificado por captura eletrônica das placas e será classificado para fins de liberação automática.

O condutor precisa observar a sinalização de trânsito, que vai indicar a necessidade de passagem pela via de acesso e o painel eletrônico que indicará uma mensagem de liberação ou de ordem de parada obrigatória.

No entanto, o texto publicado mostra que, independentemente da mensagem de liberação no painel eletrônico, a autoridade fiscal presente pode determinar a parada obrigatória.

Quem obtiver a mensagem de liberação, vai continuar pela pista indicada. Já os que receberem a ordem de parada obrigatória vão seguir por outra via específica que será indicada, devendo apresentar a documentação fiscal e aguardar a liberação.

Nos siga no Google Notícias