Lojas começam a se preparar para o Natal com decorações e novas contratações
Para este ano, empresários estão otimistas e esperam aumento entre 30% e 40% se comparado ao ano passado
As lojas de Campo Grande já começaram a se preparar para o Natal. A montagem da decoração começou ainda em setembro. Além disso, também foram feitas novas contratações para atender à demanda.
Entrando nos estabelecimentos, até dá a sensação de estar em uma verdadeira cidade do Natal. As opções são diversas, com árvores de todos os tamanhos, guirlandas, vila natalina, ursos de pelúcia, como esquilos, Papai Noel e até Mickey.
Para este ano, os empresários estão otimistas e esperam aumento entre 30% e 40% se comparado ao ano passado.
Na Koch presentes, os clientes já estão em busca dos produtos e a esperança é de aumentar em 30%, tendo em vista que em 2022 as vendas ficaram baixas devido ao ano de eleição. “Sem dúvida, o Natal é a melhor data para nós. O Natal tem todo aquele clima, que fica diferente. As pessoas já procuram, com aquela expectativa de montar a decoração. A gente sempre investe nisso”, disse a gerente, Rosimary Kochi.
Ainda de acordo com ela, duas novas pessoas foram contratadas na loja para compor o quadro de funcionários. O preço das árvores montadas variam de R$ 349 as de 90 centímetros, a R$ 8,4 mil as de 3 metros.
Na São Gonçalo não é diferente. Por lá, o proprietário Rafael Metello espera movimento 40% maior.
“As pessoas já começaram a procurar, mas geralmente aumenta mais em novembro. Acredito que esse ano vai ser melhor”, disse.
Rafael contratou quatro pessoas para ficarem fixas na equipe, já pensando na demanda do fim de ano. No local, as árvores variam de R$ 490 (60 centímetros) a R$ 2,2 mil (1,80 metros), por exemplo.
Já o proprietário da Milano, Claudio Gama, está um pouco menos esperançoso. Ele conta que até agora as pessoas estão mais cautelosas para comprar.
O cronograma na loja começa desde fevereiro, quando são pedidas as mercadorias e recebidas em agosto. Depois, em setembro, começa a montagem, e em outubro, novembro e dezembro são as vendas.
“Ano passado teve queda por conta das eleições. A gente acha que o pessoal está segurando ainda para as compras deste ano”, relata. Segundo ele, o último ano que mais vendeu foi em 2021, ainda no período da pandemia.
Movimentação financeira – Para este ano ainda não foram divulgados os dados pelo IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS). Mas, no ano passado, as festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, movimentaram R$ 816,46 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, 31% maior que no ano de 2021.
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