Mecânico aceita 'sugestão' de cliente e cria oficina móvel de motos
Para especialista em inovação do Sebrae, um dos segredos para empreender é ter o olhar dos clientes

“Por que você não faz atendimento onde estamos?”. Foi a partir da ideia de um cliente que Thassio Alves Tenório, de 24 anos, decidiu sair do trabalho há seis meses e montar o Box 46, uma oficina mecânica completa que vai até o local que o cliente está.
A escolha do nome é por querer, futuramente, uma equipe que trabalhe em fazer revisões e outros serviços rápido como um box das competições de motovelocidade. “Além disso, é o número da sorte do grande Valentino Rossi”, conta, referindo-se ao italiano multicampeão de Moto GP.
Com um investimento inicial de aproximadamente R$ 30 mil,o mecânico conta que o serviço vem crescendo e está conseguindo pagar os investimentos, as contas e ter um salário próximo ao que recebia. Com um veículo e todo o material necessário para resolver qualquer problema que uma motocicleta possa dar, Thassio conta que com a chuva, o atendimento diário quase triplicou nestes últimos dias.
“Como ainda não tenho uma equipe e estou sozinho, faço cerca de dois atendimentos ao dia, mas por conta da chuva de segunda (09) e hoje (10), estou com cinco atendimentos agendados. O tempo frio e chuvoso danifica muito o funcionamento de motos, principalmente a parte elétrica, e a mistura da gasolina com água”, detalha.
Segundo Thassio, é cobrado R$ 20 pelo deslocamento, além do serviço realizado, que demora até cinco horas. Ele também, conta que grande parte dos defeitos é por falta de manutenção das motocicletas e que a maior procura ocorre às segundas-feiras.
"A correria faz com que os motoristas esqueçam de levar as motos nas revisões e quando saem no fim de semana percebem que a moto precisa de um alinhamento, por exemplo. Também atendo empresas como a autoescola, que faz o agendamento de revisões nos finais de semana e mototáxi que solicita o atendimento à noite devido a correria do dia.
Pelo conforto e a transparência no serviço, o vendedor Josmar Biasotto conta que o valor pago pelo serviço valeu a pena.
“Minha moto estava toda quebrada e não tinha a menor chance de eu ir andando com ela até a oficina. Além disso, vi toda as peças que ele colocou, ao contrário do que acontece nas oficinas, que muitos dizem que é um problema maior do que realmente é”.
O consultor técnico de Agentes Locais de Inovação do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Ademar Carvalho, fala que a inovação sempre existiu, mas que hoje o mercado e o consumidor estão mais sedentos de novidades.
“Para que o empresário atenda as expectativas é preciso que ele olhe com o olhar do cliente. A partir do momento que isso acontecer ele vai encontrar a inovação para o seu negócio”.
O consultor também afirma que em meio a crise, a pessoa que não inova hoje acaba ficando de fora do mercado . “Empresários devem agir como empreendedores devem e devem estar sempre de olhos abertos para que seus produtos ou serviços cheguem ate seu cliente da melhor forma possível".