Mesmo com otimismo, famílias da Capital continuam comprando menos
CNC pontua que campo-grandenses estão otimistas sobre emprego, mas gastos mensais ainda preocupam
Os grupos familiares de Campo Grande estão cautelosos sobre o gastos mensais, segundo a pesquisa de ICF (Intenção de Consumo das Famílias), divulgada nesta quarta-feira (22). O índice voltou à zona negativa, com 98,8 pontos em março, igualando-se aos indicadores registrados no último trimestre de 2022.
Segundo os dados coletados sobre o nível de consumo pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 41% das famílias que residem na Capital estão comprando a mesma coisa que o ano passado, 40% afirmam que estão comprando menos, e 19% acreditam que o salário mínimo está garantindo mais bens e objetivos de consumo.
O estudo também levou em conta a perspectiva profissional do campo-grandense. 57,7% dos entrevistados informaram que estão positivos sobre a melhoria profissional entre janeiro e junho de 2023. 31,6% acreditam que não haverá alteração no desempenho do mercado de trabalho e 10,7% não souberam responder.
"A dificuldade de acesso ao crédito está levando as famílias a consumirem menos e essa percepção ocorreu entre quem recebe mais de 10 salários mínimos, conforme a pesquisa", explicou o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio, Edison Araújo.
O representante pontua que a pesquisa ICF é um indicador dos consumidores sobre aspectos importantes da condição de vida das famílias, e que projeta o comportamento para os próximos meses. "Entre os indicadores, estão a capacidade de consumo, o nível de renda doméstico, segurança no emprego, qualidade de consumo presente e futuro".
Pesquisa - A ICF é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.