Número de Microempreendedores Individuais cresce 16% em MS
Até fevereiro deste ano foram registradas as criações de pelo menos 95 mil estabelecimentos dessa categoria no estado
O número de MEIs (Microempreendedores Individuais) em Mato Grosso do Sul aumentou 16,53% entre 2016 e 2017 e até fevereiro deste ano foram registradas as criações de pelo menos 95 mil estabelecimentos dessa categoria no estado e entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março 539 .
Esses dados são do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio) com base em estatísticas da Jucems (Junta Comercial de MS), Receita Federal e outras instituições brasileiras.
São classificadas como MEIs atualmente as companhias com faturamento de até R$ 81 mil por ano, apenas uma pessoa como dono e com no máximo um empregado recebendo até um salário mínimo. A vantagem em se tornar um empresário dessa classe é sair da informalidade, poder emitir nota fiscal, acesso aos benefícios da Previdência Social e impostos menores.
Conforme o IPF, esse crescimento trouxe à tona a necessidade da visão empreendedora e de identificação de mecanismos que possibilitem maior eficiência de procedimentos empresariais, como a certificação digital.
A Jucems lançou recentemente uma plataforma para desburocratizar e dar mais segurança aos MEIs. Esse aplicativo permite fazer pela internet serviços como abertura de empresas, sem a necessidade de enviar a documentação física. A única condição é ter certificação digital, a E-CPF A3.
Essa mesma certificação digital também será exigida para a emissão das notas fiscais a partir de junho deste ano. Esse mecanismo permite validar de modo eletrônico as transações da empresa, oferecendo segurança em meio às trocas de informação pela internet, ao demonstrar a autenticidade do processo.