ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Alinhamento de Saturno e Vênus estará visível no sábado

Fenômenos astronômicos são visíveis a olho nu, confira as datas

Por Raíssa Rojas | 14/01/2025 10:29
Alinhamento de Saturno e Vênus estará visível no sábado
Conjunção de Saturno e Vênus (Foto: Reprodução/Stellarium)

Janeiro começou com vários encontros marcados no calendário astronômico de 2025. A conjunção do planeta mais brilhante do sistema solar, Vênus, e o planeta dos anéis, Saturno, acontecerá neste sábado (18). Três dias depois, na próxima terça-feira (21), Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus e Saturno se alinham no céu pela primeira vez.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Janeiro de 2025 apresenta eventos astronômicos notáveis, iniciando com a conjunção de Vênus e Saturno no dia 18, seguida por um alinhamento de seis planetas (Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus e Saturno) no dia 21. A conjunção é um fenômeno aparente de proximidade entre os planetas, enquanto o alinhamento, também aparente, é menos frequente. Quatro dos seis planetas do alinhamento são visíveis a olho nu, necessitando-se de telescópio para observar Urano e Netuno. As observações podem ser afetadas pelas condições climáticas, e em 28 de fevereiro, Mercúrio se juntará aos outros planetas, resultando em um alinhamento de sete, evento raro.

“É um fenômeno aparente, em que com relação ao ponto de vista da Terra, parece que os dois corpos, Saturno e Vênus estão muito próximos”, explica o acadêmico do curso de Física da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e membro do Clube de Astronomia Carl Sagan, Henrique Arcuri, de 25 anos sobre o evento de conjunção. Ele ainda complementa que esse “encontro” depende da posição orbital dos dois planetas e da Terra em relação ao Sol.

De acordo com as previsões do Climatempo, sábado será chuvoso de manhã, com aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite. Então, a visualização da conjunção de Vênus e Saturno pode ser afetada pelo tempo chuvoso no dia 18.

Os dois planetas estarão brilhando no sudoeste, Vênus terá um brilho branco e Saturno, ao lado, parecerá mais escuro e dourado, de acordo com o site da National Geographic Brasil. É importante reconhecer a diferença entre o brilho de uma estrela e o de um planeta, as estrelas piscam, enquanto os planetas têm um brilho fixo, normalmente mais forte.

O que é um alinhamento planetário?

Alinhamento de Saturno e Vênus estará visível no sábado
Mapa celeste mostrando a programação planetária visível após o anoitecer em janeiro de 2025 (Foto: Reprodução/NASA)

O acadêmico explica também que o alinhamento dos seis planetas é um fenômeno parecido, e que também é aparente, porém não é tão comum como a conjunção. Na próxima terça-feira (21), quatro dos seis planetas (Marte, Júpiter, Vênus e Saturno) são visíveis a olho nu, mas para enxergar os últimos dois (Netuno e Urano), é necessário um telescópio, segundo o site da NASA.

A visualização do alinhamento pode ser feita logo após o pôr do sol, a partir do dia 21, podendo sofrer alterações devido ao tempo. No próximo mês, dia 28 de fevereiro, Mercúrio se une ao grupo, criando um alinhamento de sete planetas, tornando o evento um fenômeno raro.

Conseguiu registrar algum desses fenômenos astronômicos? Mencione o Campo Grande News nas redes sociais, @campograndenews.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias