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Economia

Para manter competitividade, garagens também baixam preço de carros seminovos

No dia 6 de junho, o Governo Federal publicou a Medida Provisória que dá descontos aos carros populares novos

Izabela Cavalcanti | 14/06/2023 10:59
Preço de carro da Peugeot sai de R$ 80.900 para R$ 76.199, na Unidas Seminovos (Foto: Henrique Kawaminami)
Preço de carro da Peugeot sai de R$ 80.900 para R$ 76.199, na Unidas Seminovos (Foto: Henrique Kawaminami)

A queda no preço dos carros novos tem refletido também no setor de seminovos. Após o anúncio do pacote de redução para veículos populares, as garagens já têm criado estratégias para não ficar para trás.

Na Unidas Seminovos, segundo a gerente Rosangela Souza, o plano foi baixar o preço de alguns veículos para manter a competitividade.

“Estamos fazendo um projeto para se igualar. Estamos tentando manter a competitividade para não ficar muito abaixo e nem muito acima. Já baixamos o preço de alguns veículos”, enfatizou.

O Fiat Argo Flex 2022, por exemplo, saiu de R$ 64 mil para R$ 58.990; Mobi 2021, de R$ 51 mil por R$ 47 mil; Peugeot 2008, de R$ 81.990 por R$ 74 mil; Volkswagen T-Cross, de R$ 113 mil para R$ 106 mil. As ofertas ainda serão anunciadas publicamente pela Unidas.

Para os carros que não tiveram redução no preço, a loja tentou acordo com os bancos para melhorar o parcelamento. “Vai dar uma melhorada boa”, disse Rosangela.

Na Teca Automóveis, não foi diferente. Na visão do gerente Marco Antônio de Carvalho Junior, foi preciso seguir a tendência do mercado.

“O carro zero baixou, se os seminovos não baixarem, não vão vender. Quanto mais tempo demorar, mais tempo vai demorar para girar o estoque. Tem que colocar o preço do produto na realidade do mercado", destacou.

No local, o Sandero StepWay baixou de R$ 63 mil para R$ 58 mil. O Logan 2021, por exemplo, saiu de R$ 56 mil para R$ 51 mil.

O gerente da Fórmula R, Maurício Cortez, explica que preferiu esperar para poder comprar mais carros e vender o que está em estoque.

“Por hora, a gente fez uma redução de compra de veículos para esperar o mercado estabilizar e ver como é que fica, porque você pode comprar um carro hoje e amanhã ele baixar o preço. Tentar vender mais do que comprar”, destacou.

Maurício diz que não acredita que o pacote seja eficaz. “Não acreditamos muito nesse desconto, porque o poder aquisitivo também está baixo”, completou.

Carros seminovos à venda, no pátio da Unidas (Foto: Henrique Kawaminami)
Carros seminovos à venda, no pátio da Unidas (Foto: Henrique Kawaminami)

Pacote – No dia 6 de junho, o Governo Federal publicou a Medida Provisória que visa dar descontos em veículos populares, ônibus e caminhões. O desconto, válido por 4 meses, não incidirá no cálculo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre o automóvel.

Para os carros populares foram criadas sete faixas de descontos, que variam de R$ 2 mil (1,6%) a R$ 8 mil (11,6%). A redução será conforme critérios de eficiência energética; preço do automóvel e densidade produtiva, variando abaixo de 69 pontos e maior ou igual que 90 pontos.

Na fonte de energia, por exemplo, o etanol soma 25 pontos; eletricidade/híbrido, 25 pontos; e flex, 20 pontos. Sobre o consumo energético, se for menor ou igual a 1,40 MJ/KM (megajoules por quilômetro), a pontuação é 25; entre 1,41 a 1,50 MJ/KM, 20 pontos; entre 1,51 e 1,60 MJ/KM, 18 pontos; entre 1,61 e 2, 15 pontos.

Em relação ao preço oferecido ao público, menor ou igual a R$ 70 mil, são 25 pontos; entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, 20 pontos; de R$ 80 mil a R$ 90 mil, 18 pontos; entre R$ 90 mil e R$ 120 mil, 15 pontos.

A densidade produtiva, maior ou igual a 75%, 25 pontos; maior ou igual a 65% e abaixo de 75%, a pontuação é 20; maior ou igual a 60% e abaixo de 65%, 15 pontos.

Já para ônibus e caminhões, os descontos vão de R$ 33,6 mil a R$ 99,4 mil, usados e em condições de rodagem. É exigido que a documentação do veículo entregue esteja regularizada, com licenciamento de 2022 e já emplacado.

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