Praia do campo-grandense, prevenção em shoppings também é álcool gel
Medidas preventivas incluem ainda uso de boas práticas sanitárias, orientações para lavar as mãos e muita informação
Considerados praticamente a praia dos campo-grandenses, os shoppings da Capital são alguns dos principais pontos de aglomeração na cidade. Sem o ar circulando, a estratégia usada contra o coronavírus é a já conhecida no combate ao H1N1. Nesta semana, eles passaram a aumentar o número de displays com álcool gel instalados para os consumidores, maior higienização de ambientes e reforço de informações básicas sobre como lavar as mãos direito.
O shopping Norte-Sul já adotou algumas práticas necessárias para prevenir a propagação do vírus, tais como: instalação de álcool gel nos banheiros sociais e de funcionários; comunicação visual de Boas Práticas de Higiene Pessoal nos banheiros sociais e de funcionários; constante aplicação de antissépticos nos locais de contato com as mãos, como corrimãos, portas, mesas e cadeiras nas áreas comuns; na administração, espaço família, caixas eletrônicos, guichês de estacionamento, elevadores e Praça de Alimentação.
Além disso, a assessoria de imprensa do empreendimento ressalta que já faz parte da rotina do shopping, manter os laudos atualizados da qualidade do ar condicionado, e controle das pastilhas bactericidas dentro do prazo de validade nos fancoils e demais equipamentos de ar condicionado, bem como a troca constante dos filtros do ar e limpeza frequente de difusores, dutos e bandejas.
Ontem, a direção do shopping divulgou uma circular aos lojistas pedindo que disponibilizem álcool gel, atenção à lavagem de talheres, copos e bandejas, e redobrem a atenção de modo geral, de acordo com a dinâmica da operação. A meta é ainda reforçar o que vem sendo comunicado por especialistas, sobre o modo correto de lavar as mãos, através de adesivos nos espelhos dos banheiros.
Bosque dos Ipês – O Shopping Bosque dos Ipês vai iniciar uma campanha interna com funcionários e clientes de orientação sobre como evitar o contágio. De acordo com a assessoria de imprensa, o grupo já está tomando medidas específicas como orientação da equipe de limpeza para cuidados mais criteriosos de higienização. O shopping foca também no incentivo à higienização pessoal e disponibilizando álcool gel nos espaços de maior circulação.
A direção do shopping defende que informação é parte importante da prevenção, por isso, “está se empenhando em comunicar os cuidados para toda a equipe do Shopping Bosque dos Ipês, inclusive os lojistas”, divulgou por meio de nota.
Pátio Central - A administração do Pátio Central Shopping informou que, diante do alerta de pandemia pelo coronavirus vem reforçando medidas que já eram comuns no empreendimento: disponibilização de pontos de higienização com álcool 70% e orientação constante entre equipe, lojistas e funcionários do estabelecimento, para que todos juntos se mobilizem para conter o vírus. A empresa informa que estão acompanhando a atualização dos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, para que possam agir conforme orientações oriundas dos órgãos competentes.
Campo Grande - O Shopping Campo Grande também investiu na conscientização e preocupação com o bem estar dos clientes, colaboradores e lojistas. O local oferece novos pontos de álcool gel nos principais corredores de acesso ao shopping, banheiros e praça de alimentação; reforçou os procedimentos de limpeza e descontaminação de banheiros e praças de alimentação; checagem frequente dos condicionadores de ar e exaustores para limpeza; e disponibilizou nas mídias internas dos shoppings e com folhetos explicativos, as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção e combate ao novo coronavírus.
Além disso, a direção do grupo informa por meio da assessoria de imprensa, que reforçou a orientação aos colaboradores e parceiros a adotarem os procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco de contaminação, tais como:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos.
• Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar. Lavar as mãos em seguida.
• Usar frequentemente de desinfetante a base de álcool.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e garrafas.
• Utilizar lenços descartáveis para higienização nasal.
O shopping ainda ressalta a importância de seguir as orientações das autoridades de saúde pública sobre o assunto, que podem ser obtidas no site https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus e de procurar atenção médica em caso de sintomas ou contato com alguém contaminado.