ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Protagonista na função, MS tem 303 extensionistas para agricultura familiar

No Estado são, aproximadamente, 70 mil agricultores familiares

Izabela Cavalcanti | 06/12/2022 11:27
Plantação de Abóbora Italiana (Foto: Divulgação/Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Era)
Plantação de Abóbora Italiana (Foto: Divulgação/Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Era)

O extensionista é o profissional que ajuda a agricultura familiar a criar estratégias e melhorar técnicas para a produção. Para mostrar a importância da profissão, foi criado o Dia do Extensionista Rural em 1948. Segundo informações da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em Mato Grosso do Sul existem 303 trabalhadores neste segmento para atender, aproximadamente, 70 mil famílias.

A gerente de Desenvolvimento Agrário da Agraer, Izabel Cristina Pereira, destaca importância do extensionistas na horta para melhorar a renda e desenvolver o lado econômico e sustentável.

“O profissional da extensão rural orienta o produtor na adoção de técnicas mais adequadas ao seu sistema produtivo, contribuindo em suas decisões e no aproveitamento de seus recursos naturais, mão de obra e materiais, visando o aumento da produtividade, da produção e da comercialização, com consequente melhoria da renda familiar, da qualidade de vida e do desenvolvimento local sustentável”, ressalta.

Ainda de acordo com Izabel, não é uma regra para que todos os pequenos produtores tenha um extensionista.

"Extensionista é o profissional que vai até a propriedade dar assistência técnica e tem produtores que não querem ter orientação de um extensionista. Então não é obrigatório. Por exemplo, às vezes é um produtor que viu os pais lidando com a propriedade, ou é formado como profissional de nível superior ou como técnico agrícola, ele mesmo pode conduzir a produção dele, seja agrícola ou pecuária", explica.

Na saída para Sidrolândia, na BR-060, a 21 km de Campo Grande, são 66 lotes com 5,5 hectares de plantação.

Conforme o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Era, Francisco Renan Dias, a agricultura familiar tem ganhos com a intermediação feita pelos extensionistas.

“A gente tem um acompanhamento técnico da Agraer e da Prefeitura Municipal. Nós tivemos um ganho muito grande, de 300 mil, que foi o patrulhamento oferecido. O extensionista é essencial, primeiro para fazer essa articulação do poder público e o outro é assistência técnica”, destaca.

Presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Era, Francisco Renan Dias (Foto: Divulgação/Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Era)
Presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Era, Francisco Renan Dias (Foto: Divulgação/Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Era)

“Nós somos uma organização que ajuda a agricultura da família. Atendemos o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Alimenta Brasil, voltado para combate à fome. Também produzimos para mercados, feiras, restaurantes. Nosso forte é produção de hortaliça, alface, rúcula, batata-doce, cenoura, beterraba, mandioca”, completa.

Reconhecimento – No dia 21 de novembro, uma comitiva de Concepción com empresários e com a presidente da Assembleia Legislativa de Concepción, Sulma Espinosa García, esteve na Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) para tratar sobre o intercâmbio comercial entre as duas cidades.

Na ocasião, Sulma disse que está dando continuidade para realizar trabalhos relacionados à colocação de produtos da agricultura familiar.

Atualmente, a região paraguaia tem muitas famílias que se dedicam à agricultura familiar. Há uma diversidade de produção, que pode ser fortalecida, inclusive com intercâmbio tecnológico e técnico. A ideia, de acordo com o grupo, é estabelecer esse intercâmbio.

Segundo a Associação, a agricultura familiar Nova Era teve ganho de R$ 300 mil com recebimento de patrulhamento (Foto: Divulgação/Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Era)
Segundo a Associação, a agricultura familiar Nova Era teve ganho de R$ 300 mil com recebimento de patrulhamento (Foto: Divulgação/Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Era)


Nos siga no Google Notícias