ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  31    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Reajuste do IPTU será de 4,12% em Campo Grande

Índice foi divulgado pela secretária municipal de Finanças, Márcia Hokama, após audiência na Câmara Municipal

Por Silvia Frias e Gabriela Couto | 30/10/2024 12:16
Central do IPTU, no Centro de Campo Grande, onde o contribuinte pode negociar dívida (Foto/Arquivo)
Central do IPTU, no Centro de Campo Grande, onde o contribuinte pode negociar dívida (Foto/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande irá reajustar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2025 em 4,12%, com base no cálculo do IPCA-E, sendo a reposição da inflação. O percentual foi divulgado pela secretária municipal de Finanças, Márcia Helena Hokama. O aumento será aplicado nos carnês que começam a ser enviados ainda este ano.

O índice foi divulgado pela secretária pouco depois de participar da audiência pública de prestação de contas referente ao segundo quadrimestre do exercício financeiro de 2024.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande anunciou um reajuste de 4,12% no IPTU para 2025, seguindo o índice IPCA-E, para cobrir a inflação. O aumento, que será aplicado nos carnês enviados ainda este ano, representa uma atualização anual do imposto, determinada por decreto municipal e baseada nos índices de inflação do IBGE. O reajuste segue a tendência dos últimos anos, com 5% em 2024 e 7,96% em 2023, sendo que em 2022 o imposto não sofreu aumento devido aos impactos econômicos da pandemia.

O aumento será calculado de acordo o IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre outubro de 2023 e setembro de 2024.

Segundo a secretária, sendo somente atualização, de acordo com índices da inflação, pode ser estabelecido por decreto, sendo prerrogativa concedida aos municípios.

Em 2024, o índice aplicado foi de 5%. No ano anterior, o reajuste foi de 7,96%. Já em 2022, os valores não foram elevados em consideração aos impactos econômicos causados pela pandemia da covid-19.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias