Receita libera consulta ao lote de restituição residual do IR de 2015
Contribuintes que caíram na Malha Fina já podem consultar o lote multiexercício de restituição do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física). A Receita Federal abriu hoje (11) a consulta que vale para restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015.
O contribuinte que deseja saber se teve a declaração liberada precisa acessar a página da Receita ou ligar para o Receitafone, número 146.
Na página, basta acessar o serviço e-CAC, onde é possível o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso existam, o declarante pode analisar essas inconsistências e fazer uma regularização por meio da entrega de declaração retificadora.
O valor da restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o resgate do montante não seja feito nesse prazo, o declarante pode pedir pela internet, pelo formulário eletrônico que consta na opção "Pedido de Pagamento de Restituição", ou diretamente no e-CAC, no serviço "Extrato do Processamento da DIRPF".
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte precisará entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em qualquer banco. O número válido para Campo Grande é: 4004-0001. Para outras localidades, o número é: 0800-729-0001. Já deficientes auditivos podem fazer contato pelo: 0800-729-0088.
Quase 64 mil contribuintes do País receberão o crédito bancário no dia 15 deste mês, segunda-feira. Ao todo, R$ 150 milhões serão depositados. Os montantes de restituição para cada exercício e a respectiva taxa selic aplicada podem ser acompanhados na tabela a seguir: