Semana do Peixe começa nesta terça com venda em parques e feiras
Na 12ª edição nacional, feira acontece pela primeira vez em Dourados para incentivar consumo e segue até domingo, dia 18
Realizada pela 12ª vez em nível nacional, mas pela primeira vez na cidade, começa nesta terça-feira (13) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a Semana do Peixe. A abertura oficial ocorre nesta manhã, no Sindicato Rural.
A feira tem como principal a comercialização de pescado, como forma de incentivar a população a consumir a carne de peixe e ao mesmo tempo promover a produção como alternativa de renda aos piscicultores. Além da venda de peixe, a Semana terá, na quinta-feira – Dia Mundial da Alimentação Saudável – uma oficina gastronômica, com todas as vagas já preenchidas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que participa da organização, um caminhão-feira do Ministério da Pesca e Aquicultura vai apoiar a venda de peixe na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.
Com todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma peixaria móvel, como câmara fria, balcão expositor refrigerado e balanças, o veículo se revezará entre os parques Antenor Martins (Jardim Flórida) e Primo Fioravante Vicente (Água Boa) e as feiras agroecológicas.
Além do caminhão-feira, serão usados outros quatro caminhões, sendo dois com câmara-fria e dois de carga viva, que levarão os peixes para o abate no frigorífico.
De acordo com a prefeitura, a comercialização da Semana do Peixe acontece nas feiras do Parque dos Ipês (na terça-feira das 17h às 21h), na Praça do Cinquentenário (quarta-feira, das 7h às 21h), do Parque Alvorada (quinta-feira, das 7h às 21h); do 3º Plano (sexta-feira, das 7h às 21h) e na Feira da Rua Cuiabá, no sábado durante o dia e a noite e domingo até meio-dia.
A meta é comercializar pelo menos 15 toneladas de peixe das espécies pintado, catfish, pacu, patinga e tambacu, criados em cativeiro em Dourados e região.
Além da prefeitura e do Ministério da Pesca, participam da Semana do Peixe a MS-Peixe, governo do Estado, Sindicato Rural de Dourados, Câmara de Vereadores, Embrapa Agropecuária Oeste e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).