Seminário apresenta plano de melhoramento da hidrovia Paraná-Tietê
Para discutir maneiras de diminuir o custo de transporte de cargas em direção aos portos de exportação, especialistas se reúnem na próxima terça-feira (9) em Campo Grande no seminário “Plano de Melhoramentos da Hidrovia Paraná-Tietê”. O evento promovido pela Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) e Ahrana (Administração da Hidrovia do Paraná) será as 9h, no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco.
O plano de melhoramento promete reduzir o tempo de transporte pelos rios, aumentar a competitividade e a segurança do transporte pela hidrovia e gerar oportunidades de negócios em logística e novos empreendimentos nas regiões do Centro-Oeste e Sudeste servidas pela hidrovia, que é rota até os principais portos do Brasil. Em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, a indústria de celulose Eldorado utiliza a hidrovia para transporte de sua produção.
O seminário terá ainda a apresentação do Eveta (Estudos de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental), além de projetos básicos e executivos de engenharia dos rios da bacia do Rio Paraná, que tornarão a hidrovia uma opção ainda mais atraente para o escoamento da produção dos Estados beneficiados, se acordo com a Fiems.
Plano de Melhoramento – É prevista a duplicação e reforma de eclusas, dragagem de canais, retificação, sinalização, ampliação de vãos em pontes e modernização de sinalização e balizamento.
A utilização da hidrovia Paraná-Tietê tem mais de 2.400 quilômetros de vias navegáveis por 5 Estados e capacidade para transportar até 6,2 milhões de toneladas de cargas por ano. O seminário terá a participação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, e do superintendente da Ahrana, Antonio Badih Chehin.